Senai-MT e Seduc mobilizam estudantes para matrículas do Pronatec

Ação ocorrerá nas escolas públicas e em unidades do Senai-MT localizadas em diferentes municípios do Estado. Ao todo, são 4.485 vagas em 36 cursos de habilitação técnica e de qualificação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizam este mês uma mobilização para fechamento das matrículas nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A ação é voltada para estudantes do ensino médio, e ocorrerá nas escolas públicas e em unidades do Senai-MT localizadas em diferentes municípios do Estado. Ao todo, são 4.485 vagas em 36 cursos de habilitação técnica e de qualificação.

A habilitação técnica tem aproximadamente dois anos de duração, e estão disponíveis os seguintes cursos: Administração, Alimentos, Análises Químicas, Automação Industrial, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática para Internet, Logística, Manutenção Automotiva, Mecatrônica, Modelagem do Vestuário, Paisagismo, Qualidade, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Técnico em Móveis e Transações Imobiliárias.

Já a qualificação caracteriza-se por uma modalidade com cursos de curta duração, aproximadamente 200 horas. As vagas abertas são para as seguintes capacitações: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Tesouraria, Operador de Caixa, Operador de Computador, Promotor de Vendas, Auxiliar de Contabilidade, Montador e Reparador de Computadores, Recepcionista, Auxiliar de Pessoal, Eletricista Instalador Predial de Alta Tensão, Montador e Reparador de Computadores, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Programador Web, Auxiliar de Impressão Offset, Agente de Informações Turísticas, Libras-Básico e Almoxarife.

A mobilização teve início nesta quarta-feira (13) e vai até 23 de fevereiro. Neste período, uma equipe composta por técnicos das duas instituições estará nas escolas públicas e unidades do Senai-MT para facilitar o processo de matrícula aos alunos. Serão atendidos os estudantes de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Barra do Garças e Juína.

De acordo com o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, a mobilização ocorre principalmente para sensibilizar os estudantes sobre a importância da formação profissional alinhada ao ensino regular.

Isso porque, quando eles terminam o ensino médio já com uma profissão no currículo, são muito maiores as chances de ingresso rápido no mercado de trabalho. Pesquisa do Senai aponta que 91% dos alunos formados em cursos técnicos da instituição no Estado conseguem emprego, além de iniciarem a carreira com salário médio de R$ 2.019,05.

"A Seduc é uma grande parceira do Senai-MT na oferta de cursos do Pronatec, e o mês de fevereiro será de mobilização para o fechamento de todas as turmas voltadas para os estudantes do ensino médio de escolas públicas. Nossa preocupação maior é com o calendário dos cursos técnicos, que não pode atrasar porque são cursos com aproximadamente dois anos de duração. O início das aulas está previsto para 04 de março. Quem perder este prazo de matrícula, perde seis meses de estudo, já que as novas turmas só serão abertas no segundo semestre", explica Jandir Milan.

Para o ingresso em um destes cursos, o Pronatec exige idade mínima de 16 anos, e que os estudantes estejam cursando entre o 2º e o 3º ano do ensino médio, tanto do ensino regular quanto da Educação Jovens e Adultos. Além da capacitação gratuita, os alunos recebem assistência estudantil (ajuda transporte e alimentação) para subsidiar as despesas durante o período de formação.

PRONATEC EM MATO GROSSO - Em 2012, o Senai-MT realizou 34.092 matrículas, consolidando sua participação no Pronatec e finalizando o ano na primeira posição no ranking de número de alunos, se considerado os Departamentos Regionais do Senai no país. E para este ano, o desafio é ainda maior, com meta de dobrar o número de pessoas beneficiadas pelo programa no Estado, chegando até o final de 2013 com um saldo de 70.220 matrículas.

Para esta desafiadora atuação, o Senai-MT conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), que atua no suporte aos estudantes de cursos técnicos, reforçando os conhecimentos básicos de língua portuguesa e matemática. "O Pronatec foi um dos responsáveis por alavancar o desempenho do Senai-MT em 2012, que já comemorava no ano passado a conquista do título de melhor Senai do Brasil.

No total, foram 112.034 matrículas em todo Estado, sendo 34.092 somente do Pronatec. No entanto, nossa celebração vai além dos números, estamos comemorando o cumprimento da nossa missão, que é formar cidadãos e contribuir para a melhoria da oferta de mão de obra qualificada para a indústria", destaca Jandir Milan.

Em Mato Grosso, o Senai-MT atua no Pronatec por meio da oferta de cursos para diferentes públicos: estudantes do ensino médio de escolas públicas, famílias com CAD Único, beneficiários do seguro-desemprego, soldados do Exército Brasileiro e moradores das cidades-sede da Copa de 2014.

Esse trabalho é realizado com as instituições parceiras: Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Sistema Nacional do Emprego (Sine), Secretaria Municipal de Assistência Social, Exército Brasileiro e Ministério do Turismo.

A novidade para este ano, além da ampliação da oferta de cursos, é a parceria com outras instituições para atendimento de novos públicos. Ou seja, o Ministério da Justiça (reeducandos) e a Secretaria de Direitos Humanos (adolescentes em medida socioeducativa e pessoas com deficiência).

Relacionadas

Leia mais

Mostra apresenta 50 inventos desenvolvidos pelo SENAI
SENAI recebe Prêmio Darcy Ribeiro de Educação
Educação de qualidade forma o trabalhador do futuro

Comentários