Senai inicia aulas dos cursos de nível técnico para 2,4 mil alunos

Um grande diferencial para os profissionais do nível médio é uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, além de uma remuneração em ascensão

O Senai iniciou, nesta semana, as aulas das novas turmas dos cursos de educação profissional técnica de nível médio, tanto no âmbito regular, tradicionalmente oferecida pela entidade, quanto no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). No total, são 2.468 alunos – 1.778 do Pronatec e 690 do regular - que daqui a um ano e meio, em média, já terão concluído os cursos.

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, o período médio de duração dos cursos também contempla a fase supervisionada. “Vale a pena lembrar que temos duas entradas, sendo uma em fevereiro e outra em agosto. Desta vez ficamos bem surpresos com a procura por parte da população mais jovem, que, essencialmente, se constitui de estudantes do Ensino Médio. Isso já mostra uma melhor percepção das pessoas em relação às vantagens da carreira profissional de nível médio, o que não exclui a possibilidade desses jovens virem a frequentar um curso superior”, declarou.

Ele destacou ainda que um grande diferencial para os profissionais do nível médio é uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, além do fato da remuneração desses profissionais estarem em ascensão em nível nacional. O instrutor de língua portuguesa nos cursos de automação e segurança do trabalho da FatecSenai Campo Grande, Luiz Fernando Palhano Bazan, também ressaltou a receptividade dos alunos.

“O interesse deles é nítido, assim como a confiança que eles depositam na instituição. Sabemos que a demanda cresce cada vez mais e, com isso, crescem as oportunidades e o interesse de toda a comunidade. Os alunos sentem-se atraídos por saberem que poderão se qualificar e garantir mais conhecimento”, disse Luiz Bazan.

Alunos

O aluno do curso técnico em segurança do trabalho, André Luiz Chamarro Balbuena, 17 anos, contou que optou por se inscrever no processo seletivo por uma necessidade em aprender mais e se dedicar a algo especifico para colher bons frutos futuramente. “Acredito que o mercado exige cada vez mais profissionais capacitados e nesta área não poderia ser diferente, pois todo e qualquer empreendimento e empresa necessita de um técnico em segurança do trabalho”, declarou.

Também aluna do curso técnico em segurança do trabalho, Caroline Rojas Sodré, 19 anos, também aproveitou a oportunidade. “Quando me deparei com a oportunidade decidi na mesma hora me inscrever e fiquei muito feliz em ter sido aprovada no processo seletivo. Poder fazer um curso técnico gratuito do Senai é garantir meu espaço no mercado de trabalho e me tornar uma profissional de sucesso”, pontuou.

Aluna do curso de logística, Jheniffer Brites Peralta, 16 anos, contou que procurou um curso com perspectivas de que ao término teria facilidades para ingressar no mercado de trabalho. “Tenho certeza de que o curso vai me abrir muitas portas, sem contar que é prazeroso, pois até mesmo a forma com que os professores abordam os conteúdos é diferente para aprendermos mais”, contou.

O estudante Lucas Kulinski Alves, 17 anos, também aluno do curso de logística, acredita que a área tem muita demanda. “Escolhi o curso por ser uma área que cresce cada vez mais. Tenho certeza que a oportunidade vai me abrir portas e vou conseguir me tornar um profissional de sucesso, pois sem qualificação não tem como crescer”, ressaltou.

Relacionadas

Leia mais

Matrículas do ensino técnico de nível médio crescem 55,3% em cinco anos
Matrículas precisam triplicar para suprir carência de profissionais técnicos
CNI lança agenda nacional para melhorar formação dos profissionais brasileiros

Comentários