SENAI e SESI abrem milhares de vagas para cursos em 12 estados

Unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) de pelo menos 12 estados estão com inscrições abertas para milhares de vagas em cursos técnicos, de aprendizagem, qualificação, graduação e pós-graduação

Unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) de pelo menos 12 estados estão com inscrições abertas para milhares de vagas em cursos técnicos, de aprendizagem, qualificação, graduação e pós-graduação. As vagas são voltadas a estudantes da segunda ou terceira séries do ensino médio ou a quem já tem esse nível de escolaridade completo, além de acadêmicos e profissionais que já atuam no mercado. A formação técnica oferece conhecimentos teóricos e práticos e prepara para a entrada no mercado de trabalho no setor da indústria. Conheça alguns dos tipos de cursos:

Cursos de Iniciação Profissional
Preparam para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade de uma ou mais profissões e propiciam condições de inserção genérica no mundo do trabalho.

Cursos de Aprendizagem Industrial Básica
Ajudam os jovens que concluíram o Ensino Fundamental a começarem uma carreira. Os cursos são gratuitos e têm o objetivo de promover a profissionalização de jovens, com idade entre 14 e 24 anos, visando à sua inserção no mercado de trabalho. Por meio desses cursos, a indústria pode contratar aprendizes, por tempo determinado, atendendo à legislação vigente, e também pode investir na formação de excelentes profissionais.

Cursos de Qualificação Profissional Básica
Os cursos são de carga horária mínima de 160 horas e destinados a trabalhadores maiores de 16 anos, com escolaridade variável de acordo com o exercício da profissão.

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional
Indicados para o profissional que busca ampliar, complementar ou atualizar suas competências, no sentido de acompanhar as inovações tecnológicas nos processos de produção e de gestão de uma profissão. Os cursos são de carga horária mínima de 8 horas e destinados para trabalhadores maiores de 16 anos, com escolaridade variável de acordo com o exercício da profissão.

Clique nos estados abaixo para conferir a relação de cursos com inscrições abertas:

Qualificação 
O SENAI do Acre está com inscrições abertas para cursos de Confeitaria Fina, Pães e Massas Especiais, Bolos e Tortas, Comandos Elétricos, Circuito Fechado de TV e Segurança Patrimonial, Autocad e Eletricista de Automóveis. 

Os interessados devem ter concluído a 5ª série do ensino fundamental. Mais informações no site do SENAI do Acre e pelos telefones: (68) 3901-4520  (68) 3901-4520 ou (68) 3901-4521  (68) 3901-4521 . Se preferir, mande um e-mail para: [email protected] 

Informática 
Em Manaus, o SESI está com inscrições abertas para o curso de Informática Avançada. É preciso ter idade mínina de 15 anos, além de apresentar RG, CPF, comprovante de residência, último contracheque e certificado de Informática Básica. As aulas começam no dia 3 de novembro no Núcleo Integrado de Educação Continuada do SESI Alvorada. Mais informações pelos telefones: (92) 3238-9706  (92) 3238-9706 ou (92) 3239-1101  (92) 3239-1101. 

SENAI 
Também em Manaus, o SENAI está com inscrições abertas para os cursos de CCNA R&S Módulo 2: Princípios básicos de Roteadores e Swtiching e CCNA R&S Módulo 4: Conexão de Redes. Os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade. As aulas serão realizadas no SENAI Antonio Simões, que fica na avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial, Manaus. Outras informações pelos telefones: (92) 3182-9975  (92) 3182-9975 ou(92) 3182-9976  (92) 3182-9976.

Mestrado e doutorado 
Estão abertas até o dia 16 de outubro as inscrições para seleção em pós-graduação do SENAI Cimatec, em Salvador. Os cursos são de mestrado acadêmico e doutorado, em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, e também de mestrado profissional em Gestão e Tecnologia Industrial. 

As inscrições podem ser feitas na secretaria acadêmica de Pós-Graduação do SENAI, localizada no prédio Cimatec 3. Os interessados devem levar os seguintes documentos: cópia autenticada do RG, CPF, comprovante de residência, do histórico escolar e do diploma de curso de graduação. Além disso, devem apresentar foto 3x4 colorida e recente, currículo atualizado na plataforma Lattes, pré-projeto de pesquisa, taxa de inscrição no valor de R$ 30 e o formulário de inscrição preenchido. 

Para mais informações, acesse a página dos mestrados e doutorados do SENAI Cimatec ou lige para os telefones:  (71) 3462-9558 ou  (71) 34629580 . Se preferir, mande um e-mail para: [email protected] 

Qualificação 
O SENAI do Ceará está com inscrições abertas para cursos de qualificação de Almoxarife, Caldeireiro, Confeiteiro, Eletricista de Automóveis, Instalador Hidráulico, Mecânico de Motor e Câmbio – álcool e gasolina, Padeiro, Pizzaiolo e outras ocupações. Veja a relação de cursos no site do SENAI do Ceará. 

Curta duração 
Também no Ceará, o SENAI tem vagas para cursos de curta duração em Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Armazenagem em Obras, Atualização em Panificação, Autocad 2D, Comandos Elétricos, Comandos Hidráulicos, Comandos Pneumáticos e outras opções. Para ver as oportunidades disponíveis acesse osite do SENAI do Ceará.

Cursos técnicos e de graduação 
O SENAI do Espírito Santo está com inscrições abertas para cursos técnicos, de aperfeiçoamento profissional, aprendizagem industrial, qualificação profissional e de graduação em diferentes cidades. Há opções como Auto Cad 2D, Mecânica Industrial Básica, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Auxiliar Administrativo, Pintura Industrial, entre outros. 

Para detalhes sobre os cursos e o período de matrículas, acesse o site do SENAI do Espírito Santo.

Qualificação e aperfeiçoamento profissional 
Em Goiás, o SENAI está com inscrições abertas para os cursos de Costtureiro, Eletricista Industrial, Modelista, Polimento Automotivo, Segurança em Instalações Elétricas, Eletricista de Automóveis, Confeiteiro e outras modalidades. As vagas são para as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Catalão, Mineiros, Quirinópolis e Minaçu. Mais informações pelos telefones: 4002 – 6213 (capital) e  0800 64 21 313 FREE (interior). 

Cursos técnicos 
Há vagas também para cursos técnicos em Mecânica no SENAI de Rio Verde, além de cursos de Alimentos e Eletroeletrônica no SENAI de Itumbiara. Nas duas unidades, as aulas começam no dia de 14 de outubro.  Mais informações pelo telefone:  0800 64 21 313 FREE.

Cursos ténicos 
O SENAI de Cuiabá está com inscrições abertas para os cursos técnicos em Agroindústria, Logística, Multimídia, Panificação, Vestuário, Produção de Modas, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Análises Químicas. Em Cáceres, há vagas para o curso técnico em Eletrotécnica. Nas duas unidades, algumas turmas começam a partir do dia 13 de outubro. Para mais informações, acesse o site do SENAI de Mato Grosso ou ligue para a unidade de sua preferência: 
SENAI Cuiabá:  (65) 3612-1700 ou  (65) 3612-1720 
SENAI Cáceres:  (65) 3223-4033 

Aperfeiçoamento profissional 
O SENAI de Mato Grosso tem vagas para cursos de aperfeiçoamento profissional em Auto CAD 2D Básico, Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle, Injeção Eletrônica de Motocicletas, Direção Defensiva, Bolos Confeitados, Comandos Elétricos, Condicionador de Ar Automotivo, Construção e Manutenção de Redes de Distribuição, Eletricista Instalador Predial, Leitura e Interpretaçaõ de Projetos de Construção, Operação de Escavadeira e outras modalidades. Veja as opções de cursos no site do SENAI de Mato Grosso. As aulas começam na segunda quinzena de outubro. Para mais informações, ligue para as unidades do SENAI em Mato Grosso: 

SENAI Várzea Grande:  (65) 3688-1200 
SENAI Cuiabá:  (65) 3612-1700 ou  (65) 3612-1720 
Escola SENAI da Construção (Cuiabá):  (65) 3611-9500 
SENAI Cáceres:  (65) 3223-4033 

Qualificação profissional 
Em Mato Grosso, o SENAI também oferece vagas para cursos de qualificação profissional em Eletricista Instalador Predial. As vagas são para a unidade de Várzea Grande. As aulas começam no dia 19 de outubro. Mais informações pelo telefone:  (65) 3688-1200.

Cursos gratuitos 
Em Mato Grosso do Sul, o SENAI de Corumbá está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Ajustador Mecânico, Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Laboratório de Microbiologia, Soldador no Processo Eletrodo Revestido em Aço Carbono, Comprador e Agente de Produção e Consumo Sustentáveis. Para mais informações, acesse a página do SENAI de Mato Grosso do Sul ou ligue para o telefone:  (67)3234-2800(Corumbá). 

A distância 
Em Campo Grande, o SENAI tem cursos a distância nas áreas de Segurança do Trabalho, Construção Civil, Automação e Mecatrônica, Meio Ambiente, Gestão e outras modalidades. As demais unidades do SENAI no interior do estado também estão com inscrições abertas para cursos a distância em Legislação Trabalhista, Empreendedorismo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Consumo Consciente de Energia, Lógica de Programação, Fudamentos da Logística e outras opções. Acesse o site do SENAI de Mato Grosso do Sul e veja as oportunidades disponíveis.

Graduação 
As Faculdades SENAI de São Paulo estão com inscrições abertas para cursos de graduação como Automação Industrial, Polímeros, Processos Ambientais, Produção de Vestiário e Sistemas Automotivos. Fique atento ao prazo: é possível se candidatar a uma vaga até o dia 17 de novembro. 

As faculdades estão localizadas nas cidades de Campinas, Osasco, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté. Acesse o site das Faculdades SENAI de São Paulo para todos os detalhes dos cursos.

Pós-graduação 
A Faculdade SENAI de Tecnologia, em Porto Alegre, abre inscrições para os cursos de pós-graduação. A novidadade é o lançamento do curso de Educação Tecnológica em Robótica Educacional. Ele visa capacitar especialistas para projetar, planejar, implementar e validar projetos da área, com emprego de tecnologias de última geração, desenvolvendo conhecimentos para o fortalecimento da educação tecnológica. A Faculdade SENAI também conta com outras pós-graduações como Eficiência Energética, Engenharia de Automação e Controle Industrial e Engenharia de Redes de Computadores. 

Para mais detalhes sobre os cursos e para fazer sua inscrição, acesse o site da Faculdade SENAI de Tecnologia

Curso de Cipa 
O SESI gaúcho promove cursos de Cipa em diversas cidades do Rio Grande do Sul, com um calendário permanente. Em outubro, os cursos que capacitam os trabalhadores da indústria, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, serão realizados em Caçapava do Sul (5 a 7), Campo Bom (5 a 9), Caxias do Sul (5 a 9 e 19 a 23), Erechim (5,7,8, 13 e 15 e 23 a 28), Garibaldi (5,6 e 8), Lajeado (5 a 9 e 19 a 23), Rio Grande (5 a 9 e 19 a 23), Santa Cruz do Sul (5 a 7 e 14 a 16), Sapiranga (5 a 9), Três Coroas (5 a 9), Carazinho (9 a 11), Montenegro (13 a 19 e 26 a 30), Santa Rosa (14 a 16), Charqueadas (19 a 23 e 21 a 25), Porto Alegre (19 a 23), Novo Hamburgo (19 a 23), Pelotas (19 a 23), Bento Gonçalves (26 a 30), Canoas (26 a 30), Igrejinha (26 a 30), Ijuí (27 a 29), e Santo Ângelo (27 a 29). 

Os cursos abordam temas relacionados à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, de acordo com os requisitos e exigências contidas na NR-5. É disponibilizado nas modalidades gratuitos (quando realizados nas dependências do SESI-RS) e in company, mediante consulta. Tem duração de 20h e os participantes recebem certificado após a conclusão das atividades. 

Mais informações pelo telefone  0800 51 8555 FREE . Acesse o calendário de cursos para todo o ano no site do SESI-RS.

Cursos técnicos 

Em Sergipe, o SENAI está com inscrições abertas para os cursos técnicos em Logística, Administração, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás e Mecânica, nas cidades de Aracaju e Estância. Faça a sua inscrição no site do SENAI de Sergipe

Qualificação profissional 
Vagas disponíveis também para cursos de qualificação profissional nas áreas de gestão, metalmecânica, automotiva, gráfica e editorial, segurança no trabalho, eletroeletrônica, tecnologia da informação, automação e construção civil. Os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovantes de residência (atual) e escolaridade. As inscrições podem ser feitas na rua Propriá, 201, centro, Aracaju. Mais informações pelo telefone:  (79) 3226-7223 ou acesse a página do SENAI de Sergipe.

Qualificação profissional e cursos técnicos 
O SENAI de Tocantins está com inscrições abertas para cursos de Autocad, Cabeamento Estruturado, Confecção de Bolsa de Tecido, Fabricação de Massas Folhadas e Semi-folhadas, Mecânico de Manutenção em Refrigeração e Climatização Residencial, Mecânico de Injeção Eletrônica, Operador de Empihadeira NR 11 e NR 12, Pedreiro de Acabamento, Comandos Elétricos Aplicados, Torneiro Mecânico e outras modalidades. 

As vagas são para as cidades de Araguaína, Colinas do Tocantins, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Veja a relação completa de cursos nosite do SENAI de Tocantins, ou ligue para a unidade de sua preferência: 

SENAI Araguaína:  (63) 3549-2500 
SENAI Colinas do Tocantins:  (63) 3476-4688 
SENAI Gurupi:  (63) 3311-1150 
SENAI Palmas:  (63) 3229-5656 ou  (63) 3215-8878 
SENAI Paraíso do Tocantins:  (63) 3361-3030 
SENAI Porto Nacional:  (63) 3363-4747

A cada duas semanas, a Agência CNI de Notícias faz um levantamento para divulgar vagas que estão com inscrições abertas em todo o Brasil. Se você não encontrou a oportunidade que buscava, entre em contato com a federação da indústria do seu estado, com o SESI, SENAI ou IEL. Confira a relação das federações com os respectivos links: 

Norte 
Acre 
Amapá 
Amazonas 
Pará 
Rondônia 
Roraima 
Tocantins 

Nordeste 
Alagoas 
Bahia 
Ceará 
Maranhão 
Paraíba 
Pernambuco 
Piauí 
Rio Grande do Norte 
Sergipe 

Centro-Oeste 
Distrito Federal 
Goiás 
Mato Grosso 
Mato Grosso do Sul 

Sudeste 
Espírito Santo 
Minas Gerais 
Rio de Janeiro 
São Paulo 

Sul 
Paraná 
Rio Grande do Sul 
Santa Catarina

Relacionadas

Leia mais

Na volta às aulas, SESI e SENAI implantam o novo ensino médio  integrado à formação profissional
Veja quais são as 6 áreas que mais vão contratar trabalhadores com qualificação técnica
Dominar tecnologia e ter pós-graduação não é sinônimo de sucesso profissional, diz especialista

Comentários