Senai divulga portfólio de 20 cursos de Educação a Distância em Ponta Porã

O objetivo é atender a demandas das indústrias por qualificação profissional

No âmbito da Rede Senai de EaD (Educação a Distância), o Departamento Estadual iniciou ontem à tarde (08/10), pela cidade de Ponta Porã, a divulgação do portfólio de 20 cursos nas áreas de iniciação profissional, aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional e habilitação profissional, que estão com as inscrições abertas em todo o Estado voltadas aos industriários, jovens que desejam inserção no mercado de trabalho, pessoas em busca de profissionalização, profissionais que necessitam de atualização e empreendedores em geral.

Em Ponta Porã, a equipe do Senai esteve nas escolas estaduais João Brembatti Calvoso, Joaquim Murtinho e Adê Marques, enquanto nesta terça-feira (09/10) será a vez das cidades de Aral Moreira e Amambai, totalizando, até novembro deste ano, 27 cidades contempladas com as visitas para oferecer ainda mais oportunidades de aprendizado em áreas de interesse da indústria.

Na prática, os alunos dos cursos de EaD do Senai que não tiverem computador em casa para realização dos cursos poderão utilizar a infraestrutura das 30 bibliotecas da Indústria do Conhecimento Sesi localizadas nas cidades de Campo Grande, Rio Brilhante, Dourados, Naviraí, Iguatemi, Sete Quedas, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Inocência, Três Lagoas, Bataguassu, Rio Verde, Costa Rica, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Terenos, Aquidauana, Corumbá, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã, Aral Moreira e Amambai.

Vantagens

Segundo a técnica de educação do Senai, Raquel Pereira, o objetivo é atender a demandas das indústrias por qualificação profissional, ampliando as possibilidades de preparar profissionais mais capacitados, superando barreiras geográficas e limitação de horário. “Os cursos oferecem vantagens como a certificação, flexibilidade para o aluno quanto ao horário e local de estudo, além da possibilidade de interação com profissionais de outras áreas e localidades, acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e atendimento personalizado para esclarecimento de dúvidas”, destacou.

Para a diretora da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, Eliana Aparecida Araújo Fernandes, oferecer os cursos a distância do Senai é oportunizar às pessoas mais uma facilidade de acesso à formação profissional. “Além da facilidade dos horários, os cursos oferecidos são muito atuais e com espaço no mercado de trabalho”, disse. Já o diretor da Escola Estadual Adê Marques, Ronaldo Caccia, acredita que os cursos de formação profissional do Senai ganham cada vez mais espaço entre os jovens. “Buscamos envolver os alunos nesse contexto para que eles percebam a importância de fazer os cursos, pois, geralmente, quem faz um curso do Senai já sai empregado”, afirmou.

Cursos

Na área de iniciação profissional, são oferecidos 6 cursos (educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, segurança do trabalho, propriedade intelectual e tecnologia da informação e comunicação), enquanto na área de aperfeiçoamento profissional foram disponibilizados 3 cursos (segurança em instalações e serviços em eletricidade, segurança no sistema elétrico de potência e segurança na operação de caldeiras).

Já na área de qualificação profissional os alunos podem optar por 7 cursos (operador de tratamento de água, eletricista de automóveis, manutenção em freios, suspensão e direção automotiva, mecânica de manutenção de motores ciclo otto, mecânica de manutenção em motocicletas, instalador e reparador de redes de computadores e montador e reparador de microcomputadores) e, na área de qualificação profissional, o Senai oferece 4 cursos (técnicos em rede de computadores, técnico em logística, técnico em automação industrial e técnico em segurança do trabalho).

Serviço – Os interessados podem obter mais informações ou fazer as inscrições pelo site www.ead.ms.senai.br

Relacionadas

Leia mais

5 motivos para você fazer um curso a distância (EAD) do SENAI
Alunos do SENAI que conquistaram 2º lugar em mundial de profissões técnicas são homenageados no Planalto e no Senado
Presidente da CNI é homenageado em evento da Finep

Comentários