SENAI de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá assinam convênio para qualificar 1.320 pessoas

O projeto vai qualificar 1.320 pessoas que, durante as aulas práticas, deverão revigorar 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e produzir mil mochilas para as creches do município

“Para quem está fora do mercado ou iniciando a vida profissional, a qualificação técnica é um grande diferencial e pode ser o divisor de águas para uma carreira de sucesso. Quem quer ser competitivo no mercado precisa estudar” - Jandir Milan

E se o conhecimento aprendido em sala de aula pudesse ser útil à comunidade e melhorar o próprio bairro onde os estudantes vivem? Este é o objetivo da parceria firmada entre o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema FIEMT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MT) e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh). O projeto vai qualificar 1.320 pessoas que, durante as aulas práticas, deverão revigorar 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e produzir mil mochilas para as creches do município. As inscrições para participar do projeto ocorrem de 5 a 20 de outubro diretamente nos Cras.

Pela parceria, a Escola SENAI da Construção ofertará o curso de Iniciação Profissional em Jardinagem de Vasos e qualificação nas áreas de Pintor de Obras e Instalador Hidráulico. As aulas práticas do curso serão realizadas nos próprios Cras, a fim de transformar os espaços que são de uso comum. “Os estudantes de Jardinagem vão melhorar o aspecto externo com o plantio de mudas e ornamentação, já os futuros pintores poderão colorir as paredes. Mais do que ensinar uma habilidade, o SENAI tem a missão de formar cidadãos e este é o grande diferencial desta parceria, que deixará um legado para a comunidade”, afirma a diretora do SENAI-MT, Lélia Brun.

Já o SENAI de Cuiabá disponibilizará vagas para Informática Teen e Costureiro. Neste caso, os estudantes exercitarão o conteúdo visto em sala de aula na confecção de mil mochilas escolares destinadas às crianças de creches municipais para o ano letivo de 2016. O projeto conta com a parceria dos Correios, que doarão os uniformes e bolsas dos carteiros, tecido que será reciclado e transformado na matéria prima das mochilas. “Ações como esta estimulam a criatividade, a sustentabilidade e a responsabilidade social. Não se trata apenas de ampliar as possibilidades de empregabilidade da população, mas de entregar ao mercado profissionais diferenciados”, pontua a diretora.

As 560 vagas de Informática Teen serão destinadas para meninas de 12 a 14 anos do Projeto Siminina. Os demais cursos serão direcionados para pais e mães das meninas, trabalhadores desempregados, com baixa renda familiar, pouca escolaridade ou em situação de vulnerabilidade social, além de pessoas que trabalham em condição autônoma.

PARCERIA - Segundo o secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior, a pasta de Assistência Social é a que menos recebe recursos, por isso parcerias como a com o SENAI são fundamentais. “O SENAI de Mato Grosso tem sido um grande parceiro que torna Cuiabá um dos municípios com maior número de cursos de qualificação para pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. Estamos muito satisfeitos com mais essa ação conjunta”.

O presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, reflete que no momento de dificuldade econômica que o país enfrenta é essencial que as pessoas se tornem mais dinâmicas e abertas a novos conhecimentos. “Para quem está fora do mercado ou iniciando a vida profissional, a qualificação técnica é um grande diferencial e pode ser o divisor de águas para uma carreira de sucesso. Quem quer ser competitivo no mercado precisa estudar”, explicou.

COMUNIDADES ATENDIDAS - Confira os bairros onde serão ofertados os cursos: Renascer, Pedra 90, Primeiro de Março, Altos da Boa Vista, Chácara dos Pinheiros, CPA, Distrito da Guia, Doutor Fábio, Getúlio Vargas, Novo Colorado, Jardim Leblon, Jardim Araçá, Tijucal, Jardim Vitória, Dom Aquino, Getúlio Vargas, Imperial, Colorado, Nova Esperança, Praieiro, Pedregal, Planalto, Tijucal e Jardim União.

Relacionadas

Leia mais

Pesquisa do IBGE mostra grande desejo dos brasileiros por qualificação profissional
SENAI, Abert e Seja Digital firmam parceria para formar multiplicadores que ajudam no acesso à TV digital
CNI lança manual com melhores práticas em negociações  coletivas para empresas e sindicatos

Comentários