Seis equipes do Nordeste se classificam para a etapa nacional do Torneio SESI de Robótica

Cinco times são formados por alunos da Rede SESI SENAI. A disputa regional aconteceu em Salvador
Pelo terceiro ano consecutivo a equipe Robocamb, do SESI de Alagoas, conquistou o primeiro lugar na disputa regional

Duas equipes da Bahia, Robolife e Midas, três de Alagoas, Cambtech, Robocamb e Rodoben e uma de Sergipe, a Robotech, foram classificadas para a etapa nacional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, que será disputado no Rio de Janeiro, em 2019. Os vencedores da etapa regional, realizada na Bahia, foram anunciados neste final de semana, após dois dias de competições na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, em Salvador, que reuniu 43 equipes de cinco estados, incluindo Rio de Janeiro e Espírito Santo. A temporada 2018/2019 do Torneio  tem como tema Into Orbit (Em Órbita) e desafia os competidores a desenvolverem soluções inspiradas no espaço e a programarem seus robôs para cumprir missões na mesa de provas.

A 8ª edição do torneio na Bahia bateu recorde de participantes, com 43 equipes, contra 39 equipes inscritas em 2017. Entre 2013 e 2018, o número de competidores mais que dobrou, passando de 20 para 43 este ano. Dentre as seis classificadas, apenas a Robotech, de Aracaju, não faz parte da Rede SESI de Educação. Duas são do SESI Bahia, a Robolife (Candeias) e a Midas, de Luís Eduardo Magalhães e três são da Escola SESE / SENAI de Alagoas: Robocamb (Cambona) e Cambtec (Maceió).

“Vamos trabalhar com muito entusiasmo na preparação para a etapa nacional do Torneio de Robótica. Essa é a terceira temporada consecutiva em que somos agraciados com premiações e vagas para representar o Nordeste na etapa nacional”, comemorou o professor de Robótica, Eduardo Cerqueira. Na disputa em Salvador, os alagoanos bateram outra importante marca: pelo terceiro ano consecutivo o Estado é primeiro lugar geral do torneio, com a equipe Robocamb (Cambona). 

Além do aprendizado técnico, o torneio reforça nos alunos valores como a capacidade de trabalhar em equipe. “Conquistei muitos amigos, recordações emocionantes, experiências inacreditáveis, adquiri conhecimentos incríveis e, além disso, repassei muito conhecimento para todos os que conheci nesses dias”, relata o aluno Jhonatan Alves Amorim, da Cambtec.

A estudante Laura Figueiredo, da Robomac, participou da arena do robô como operadora e revela que essa foi a melhor experiência da temporada. “Com a conquista de 1° lugar em Estratégia e Inovação, vi que todo o estudo e trabalho que realizamos com o nosso robô valeu muito a pena”, disse. Já a aluna da Escola SESI / SENAI de Maceió Jhuly Sales disse que não esquecerá o que vivenciou na competição. “Minha experiência com o torneio é simplesmente inexplicável. A maneira como as pessoas te incluem, se unem, praticam os valores da competição, a alegria que é passada de uma pessoa para outra, tudo isso é muito enriquecedor”, ressalta.

Experiente nas competições de robótica, a estudante Joyce Sapucaia (RoboCamb) disse que o torneio tem cumprido sua principal missão, que é incentivar jovens a se envolverem nas áreas de ciências e, especialmente, de engenharia. “Essa missão tem mudado a vida de várias pessoas e, em especial, a minha! É transformador gerar soluções e se desenvolver como ser humano e futuro profissional. O resultado obtido é fruto de muito esforço e dedicação”, vibrou.

TORNEIOS REGIONAIS DE ROBÓTICA - Veja o calendário completo da etapa regional do Torneio SESI de Robótica.

SAIBA MAIS – Acompanhe a cobertura completa do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO na Agência CNI de Notícias e no perfil do Torneio de Robótica no Facebook e Instagram.

Relacionadas

Leia mais

INFOGRÁFICO: Viaje no espaço com o Torneio SESI de Robótica
VÍDEO: Das etapas regionais ao pódio mundial - veja como foi a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica
Alunos do SESI são campeões do principal torneio de robótica do mundo

Comentários