Robótica: equipes SESI de F1 se preparam para torneio nacional

Técnicos e estudantes estão em fase de treinamento para a competição. O F1 in Schools desafia os alunos a competirem numa pista de Fórmula 1 em miniatura.

Projetar e modelar um mini carro de Fórmula 1, compondo escuderias que serão analisadas como se fossem pequenas empresas.
 
Esse é o desafio de estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) que vão competir na modalidade F1 no II Torneio SESI de Robótica, que será realizado em março do ano que vem, em São Paulo (SP). 

Ao todo, 36 equipes do SESI deverão participar do torneio nacional. Nesta semana, estados como Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás estão passando por treinamentos de capacitação, tanto para as equipes, quanto para técnicos. 

O campeonato faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, e reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

“Eles precisam criar sua própria marca, com logotipo, e precisam ter também um plano de negócios para divulgar o produto”, explica o diretor de operações do SESI, Paulo Mól.

Na parte técnica, que é projetar um mini carro, os estudantes precisam aprender a usar um software que é o Fusion 360. Esse carro vai participar de uma corrida numa pista de 20 metros, na qual, o recorde mundial é de menos de um segundo. 

“Não se trata só de velocidade, mas também de aerodinâmica, tudo se conecta à ciência e à tecnologia”, explica Paulo Mól. “Os alunos de robótica apresentam um desempenho melhor em sala de aula e desenvolvem habilidades importantes, como trabalhar em equipe”, completa.

Organizados em equipes que tem de 3 a 6 componentes, os jovens se preparam para o mundo profissional, porque precisam buscar patrocínio e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.

SESI NO MUNDIAL EM ABU DHABI - E ainda neste mês de novembro estudantes da equipe Sevenspeed, do SESI Bahia, vão participar da etapa mundial do Torneio SESI F1 nas Escolas, que será realizada durante o Grande Prêmio de Fórmula 1, no dia 22 de novembro. 

Os jovens baianos conquistaram o 1º lugar na disputa brasileira, no Rio de Janeiro, garantindo a vaga no torneio internacional. A competição terá representantes de outros 42 países. 

SAIBA MAIS - O regulamento desta temporada já está no ar. Clique aqui para conferir:

Relacionadas

Leia mais

Cinco equipes de robótica de Santa Catarina se classificam para etapa nacional do Torneio FLL
Da Bahia para Abu Dhabi: estudantes do SESI vão representar o Brasil no mundial de Fórmula 1 nas Escolas

Comentários