Presidente da Eldorado anuncia mais 2,5 mil vagas e conta com Senai na qualificação

José Carlos Grubisich também anunciou a duplicação da capacidade produtiva da fábrica instalada em Três Lagoas até 2017

Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (12/03) para jornalistas de Campo Grande e Três Lagoas, concedida por telefone, no Edifício Casa da Indústria, como parte do Workshop Jornalismo Empresarial, o presidente da Eldorado Brasil Celulose, José Carlos Grubisich, anunciou a duplicação da capacidade produtiva da fábrica instalada no município sul-mato-grossense até 2017 e a abertura de mais 2,5 mil postos de trabalho, dos quais 2 mil vagas para a área de plantio de eucalipto e mais 500 vagas na indústria. Ele também informou que a indústria vai procurar o Senai para qualificar essa mão de obra, reativando a parceria de sucesso iniciada na primeira fase de implantação da fábrica em Três Lagoas.

"O Sistema Fiems é nosso parceira de primeira hora e apreciamos muito o trabalho realizado durante a implantação da nossa fábrica no município de Três Lagoas. No entanto, independentemente do nosso processo de expansão no Estado, sempre teremos uma relação muito próxima da Fiems no que se refere à formação e qualificação de mão de obra para atender a demanda da Eldorado como também as necessidades dos nossos parceiros que vão se instalar na região", declarou José Grubisich.

Ele acrescenta que várias empresas nas áreas de transporte, manutenção e operação florestal estão viabilizando a implantação de unidades em Três Lagoas e cidades próximas para atender as demandas da Eldorado, necessitando da parceria com a Fiems para suprir o déficit por mão de obra capacitada. "A relação com a Fiems foi muito importante para a viabilização do nosso projeto em Mato Grosso do Sul, primeiro na relação institucional com o Governo do Estado e segundo por meio do Senai, que nos permitiu treinar e qualificar mão de obra para a nossa fábrica", reforçou.

O presidente da Eldorado Brasil Celulose destaca que, por meio da parceria com o Senai, foi possível a realização do projeto Minha Primeira Profissão, que formou jovens para ingressar no mercado de trabalho e também proporcionou uma capacitação específica para a produção e operação da fábrica de celulose. "Uma boa parte desses jovens foi contratada e hoje está operando a maior e mais moderna fábrica de celulose do mundo. Por isso, nós prezamos muito essa relação com a Fiems, que tem um papel importante para o desenvolvimento da economia e da industrialização do Estado", avaliou.

Ainda durante a coletiva, José Grubisich informou que, desde o início das atividades da fábrica em novembro de 2012, a Eldorado Brasil Celulose está superando suas previsões de desempenho. No primeiro trimestre deste ano, a empresa distribuiu celulose branqueada de fibra curta para todo o país e começou a abastecer os centros de armazenagem na Europa, Ásia e Estados Unidos para atender os clientes internacionais. "Estamos evoluindo rápido com relação à performance da fábrica e já atingimos 70% da nossa capacidade nominal. Neste mês devemos chegar a taxas de 80% a 90% e em abril estaremos plenos, alcançando 100% de nossa capacidade produtiva de celulose branqueada de eucalipto", afirmou.

Para atingir o potencial total de produção da empresa, 1,5 milhão de toneladas por ano, a Eldorado investe em inovações tecnológicas, florestais e de gestão de pessoas e processos. Atualmente, a empresa tem 2,5 mil empregados fixos, dos quais 2 mil na parte de plantio de eucalipto e 500 na fábrica de celulose, e tem previsão de faturamento de R$ 2 bilhões para o primeiro ano, contribuindo em muito com o desenvolvimento da região de Três Lagoas, que já responde por 50% do volume de exportação industrial de Mato Grosso do Sul, tendo a celulose e o farelo de soja como os principais itens.

Relacionadas

Leia mais

FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante
Fiems promove em Três Lagoas curso sobre como prevenir problemas ambientais
VÍDEO: Fatec SENAI Três Lagoas (MS) prepara profissionais para o trabalho com tecnologia de ponta

Comentários