Porto Alegre recebe debate sobre o futuro profissional

O evento começou nesta sexta-feira (19), no shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, com entrada gratuita

O Fórum IEL de Carreiras continua neste sábado (20), com entrada gratuita

Ninguém sabe como vai ser o futuro, mas dá para decidir ou até mesmo descobrir agora qual carreira profissional seguir. O mercado de trabalho está em constante evolução. Profissões antigas estão desaparecendo e outras, que ninguém imaginava, surgindo. Esses e outros temas estão em debate no Fórum IEL de Carreiras. O evento começou nesta sexta-feira (19), no shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, com entrada gratuita. 

O Fórum, que continua neste sábado (20), é realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Sul. Especialistas em desenvolvimento de carreiras e representantes de grandes empresas participam de palestras e oficinas voltadas para estudantes universitários, do ensino médio e técnico, e até mesmo para quem já está dando os primeiros passos na carreira. Os debates são mediados pelo cantor Gabriel O Pensador. 

O cantor Gabriel O Pensador comanda os debates

O superintendente nacional do IEL, Paulo Mól, espera a mobilização dos jovens gaúchos em relação ao futuro profissional durante esses dois dias. “É preciso pensar sobre essa entrada no mercado de trabalho. O IEL tem essa vocação, tem a missão de ajudar nessa inserção profissional, mais especificamente na área industrial. Esse é o momento de aproximar os jovens da indústria”, explica. 

Um dos palestrantes deste primeiro dia foi o diretor da Indústria Bondmann Química, William Bond. Ele também passou pelo momento de escolher uma carreira e diz que nessas horas é importante decidir com o coração. “Foi uma orientação que eu recebi e que eu segui. Todos nós temos assuntos que nos interessam mais e se procurarmos uma profissão nessa linha, vamos ter muita mais vontade de trabalhar e ser ótimos profissionais”, argumenta. 

Bond ressalta que acima de tudo, independentemente da área, o mercado quer gente com perfil inovador. Essa é a dica. Ouça clicando aqui.

O QUE ELES PENSAM – Em dúvida sobre o que fazer no vestibular, a estudante do ensino médio, Andreza Bandeira dos Santos, 17 anos, gostou do que ouviu nas palestras. “Eu conheci formas diferentes de como escolher uma carreira. Não fazer a escolha pela influência dos outros, mas sim pelo que eu quero realmente. A dúvida maior é porque tem muitas opções no mercado”, afirma. 

O estudante Iago Fortes de Souza, de 16 anos, não sabe se cursa filosofia ou alguma engenharia. “É muito difícil escolher uma profissão hoje em dia. Mas na minha decisão vai pesar o gosto. Dinheiro é importante, mas fazer o que gosta é melhor ainda”, diz. 

Já a estudante Jéssica Rosa de Xavier, 17 anos, percebeu que para escolher uma profissão é preciso pensar e avaliar o mercado. “Eu gosto muito da área de administração, mas depois dos debates comecei a pensar em jornalismo ou algo de empreendedorismo. Foi muito bacana participar, abriu meus olhos e agora vou pensar em casa”, conta. 

SAIBA MAIS – Neste sábado (20), a partir das 10 horas, tem novas oficinas e debates no shopping Praia de Belas. Veja a programação completa na página do Fórum IEL de Carreiras

A primeira edição do Fórum foi realizada no ano passado, em Recife. Agora em 2015, em parceria com os diretórios regionais, o evento vai acontecer em cinco capitais. Além de Porto Alegre, o debate sobre as carreiras dos jovens vai acontecer também em Curitiba, Manaus, Recife e Fortaleza. Confira as datas. 

MULTIMÍDIA – Veja as fotos do Fórum IEL de Carreiras em Porto Alegre no Flickr da CNI

Relacionadas

Leia mais

Fórum IEL de Carreiras, em Caruaru (PE), recebe mais de mil jovens
Indústria de cosméticos tem apoio dos Institutos SENAI de Inovação para ser mais competitiva

Comentários