Olimpíada de profissões aprimora conhecimentos técnicos e inteligência emocional

Força de vontade e determinação são qualidades dos jovens que competem na WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões

Força de vontade e determinação são qualidades dos jovens que competem na WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões. Essas características estão entre os principais requisitos exigidos pelas empresas e são decisivas para quem quer vencer na competição e construir uma carreira. Medalha de ouro na ocupação de Fresagem a CNC na 42ª WorldSkills, realizada em 2013, em Liepzig, na Alemanha, o paulista Henrique da Silva Santana, 21 anos, ganhou confiança para encarar desafios e melhorou a autoestima.

Durante o curso de educação profissional e nos treinos para as competições, Henrique enfrentou alguns fracassos. Mas o jovem não desanimou. Foi graças à persistência que, mesmo depois de tirar nota baixa na prova, ele foi escolhido para participar da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). "Pedi ao professor que me desse um trabalho para recuperar a nota. Aí caprichei e mostrei que eu sabia o conteúdo dado no curso. Ele acabou me convidando para participar da Olimpíada”, lembra.

Desde 2012, quando ainda treinava para a etapa nacional do torneio organizado pelo SENAI, o jovem trabalha na fábrica da Bosch, em Campinas. Henrique conta que, com o salário, está financiando uma casa e comprou carro e moto. “Tudo isso que consegui aos 21 anos é algo muito grande”, diz Henrique. “Meu pai nunca teve carro. Mas agora posso levar meus pais para passear.”

Antes tímido e muito caseiro, Henrique diz que foi perdendo a timidez após a rotina de treinos e viagens para as competições. “Hoje consigo iniciar uma conversa”, comemora. Além disso, ele destaca que o SENAI prepara não apenas bons profissionais, mas cidadãos. “No curso, os instrutores e a equipe da instituição sempre reforçam valores como organização, respeito e honestidade”, acrescenta.

Caique desenvolveu autonomia durante o treinamento para a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

DETERMINAÇÃO – O mineiro Caique Ferreira de Faria, 21 anos, que ficou em terceiro lugar na ocupação de Eletricidade Industrial também na 42º WorldSkills, na Alemanha, desenvolveu uma forte autonomia durante o treinamento para a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento. Esse foi um dos momentos mais difíceis para Caique, já que esteve sozinho durante quase seis meses, e foi quando a força de vontade e a determinação do jovem foram despertadas. “Ia todos os dias à escola e colocava em prática o que aprendi no curso, mas sentia falta de ter um plano para os treinos”, conta. “Quando chegou meu treinador, me dediquei ainda mais. Treinei forte, inclusive durante madrugadas, até poucos dias antes da competição”, lembra.

Mesmo sabendo que competidores de outras unidades do SENAI do estado estavam se preparando há mais tempo, Caique manteve a determinação e acabou em primeiro lugar no torneio em seu estado e depois na etapa nacional. “Mesmo se não tivesse sido selecionado para o internacional, essa rotina de treinos valeu à pena, pois me ajudou a amadurecer profissional e emocionalmente”, afirma Caique, que há um ano trabalha na Eima, fabricante de motores elétricos. Com o salário, o jovem adquiriu um carro e uma moto.

Leandro ficou em quinto lugar em Robótica Móvel na WorldSkills de Londres, em 2011

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – O catarinense Leandro Duarte Machado, 23 anos, quinto colocado na ocupação de Robótica Móvel na 41º WorldSkills, em 2011, em Londres, estava decidido a ir para a competição internacional desde que começou os treinos para a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento. Para Leandro, a educação técnica e os treinos realizados no SENAI o ajudaram ganhar  capacidade para resolver diversos tipos de problemas. Segundo ele, os competidores são desenvolvidos em três aspectos: conhecimento técnico específico de cada ocupação, inteligência para entender os problemas propostos e a sabedoria para lidar com os desafios. “Recebemos grande pressão durante os treinamentos e aprendemos a lidar com isso e a dar resultados”, destaca o jovem, que hoje trabalha na empresa da família, especializada em corte de madeira MDF a laser.

Com o resultado do seu trabalho, ele comprou um carro e equipamentos que os pais não tinham condições de dar a ele. O quarto dele tem TV, computador e até a sonhada prancha de surfe. No entanto, as pretensões do jovem vão além de um bom emprego na área técnica. “Minha prioridade é concluir até 2016 o curso superior na área de Engenharia e Controle e Automação”, planeja.

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA – A educação profissional e a participação na WorldSkills também aceleraram a independência financeira do alagoano Avner Miguel de Lima, de 25 anos, que desde 2011 é instrutor em curso técnico de instalação e manutenção de redes no SENAI em Maceió. Depois que foi para o mercado de trabalho, casou, comprou carro, moto e apartamento. E as conquistas não param por aí. O jovem conclui neste ano a graduação em Sistemas da Informação. “No SENAI, aprendi melhores técnicas e métodos de estudo, a buscar a excelência e ter apurado senso crítico”, relata Avner.

Além disso, os treinos para a Olimpíada do Conhecimento e a WorldSkills ensinaram a Avner técnicas de meditação para melhorar concentração e planejamento, que o ajudam a organizar a vida profissional e pessoal. “O SENAI tem o poder de mudar a vida de uma pessoa. Mesmo depois de tudo isso, a vida continua e levo comigo tudo o que o SENAI me proporcionou”, declara.

A WORLDSKILLS - O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition, em São Paulo, de 11 a 16 de agosto. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços. Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

SAIBA MAIS - Saiba tudo sobre a WorldSkills São Paulo 2015. Acesse o site do mundial. Para conhecer os outros competidores brasileiros, acesse o site da Olimpíada do Conhecimento/WorldSkills, do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado
A educação profissional pode ajudar você a conquistar o primeiro emprego. Veja como
VÍDEO: Minuto da Indústria mostra que o Brasil ficou em 2º lugar na WorldSkills

Comentários