Oito equipes se classificam para o Torneio Nacional de Robótica na etapa de São Caetano do Sul

Mais de 440 estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas e privadas do estado, participaram da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League

O fim de semana foi de grandes emoções em São Caetano do Sul (SP). Mais de 440 estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas e privadas do estado, participaram da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League . Do total de 44 equipes, oito se classificaram para a etapa nacional da competição, que será realizada em março de 2015, em Brasília.

A equipe AC/DC/EG, da cidade anfitriã da disputa e atual campeã nacional, conquistou o primeiro lugar. Em segundo ficou a Geetec, de São Paulo e, em terceiro, a Bazinga, de Indaiatuba. “Nós nos dedicamos muito, foram meses de treino, inclusive durante as férias. A FLL é um universo e todo o conhecimento que adquirimos vamos levar para a vida inteira”, comemorou emocionada Isabela Pizi de Oliveira, de 12 anos, integrante da AC/DC/EG.

DEMAIS CLASSIFICADAS - Outras cinco equipes garantiram vaga na disputa nacional: Let’s Groove e Koelle Pandas (ambas de Rio Claro), Insabots (Araras), Roboecus (Osasco) e Pear (São Paulo). Essas equipes se destacaram nas quatro provas avaliadas no torneio - design de robô, core values, desafio do robô e projeto de pesquisa. A atual temporada do Torneio de Robótica tem como desafio a FLL WORLD CLASS, que propõe redefinir os modos de como o conhecimento e as habilidades para o século XXI são adquiridos. Assim, os times têm que ensinar as maneiras pelas quais as pessoas querem e precisam aprender.

O álbum de figurinhas que ensina a história do Brasil foi destaque entre as soluções inovadoras

SOLUÇÕES INOVADORAS – A solução inovadora que mais se destacou no regional em São Caetano do Sul foi desenvolvida pela equipe 514, de Santo André. Os alunos apresentaram um álbum de figurinhas que possibilita o ensino da história do Brasil de forma lúdica e simples. Outra ideia que chamou a atenção dos juízes do torneio veio dos estudantes da Insabots: um aplicativo de celular capaz de auxiliar no ensino de formas geométricas para deficientes visuais. A tabela com formas geométricas que ensina finanças pessoais, da equipe Geetec, também recebeu elogios dos avaliadores.

“Tenho certeza de que entre vocês teremos vários engenheiros, cientistas, médicos e pesquisadores. É por isso que estamos aqui”, disse a gerente de Projetos Educacionais do Serviço Social da Indústria (SESI) , Mara Serli, antes do anúncio dos resultados na cerimônia de encerramento.

Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do estado de São Paulo, José Aurichio Junior, os investimentos em robótica devem ser ampliados nas escolas brasileiras. “Para crescer, o Brasil precisa de um binômio chamado inovação e desenvolvimento. E a robótica simboliza isso”, disse o Aurichio Junior.

A COMPETIÇÃO - No Brasil, o SESI é o organizador oficial da competição. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST(For Inspiration and Recognition of Science and Technology). A disputa foi criada em 1998 e propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida.

MULTIMÍDIA - Acompanhe as novidades do Torneio de Robótica FLL pela página do Torneio no Facebook e também no Instagram . Todas as fotos da etapa regional de São Caetano do Sul estão no perfil da CNI no Flickr .

Relacionadas

Leia mais

Ex-aluno do SESI e do SENAI, astronauta Marcos Pontes faz palestra no Torneio de Robótica
Robôs de Lego entram em ação no maior torneio de robótica do Brasil
Rio Grande do Sul promove seletiva do torneio de robótica First Lego League neste sábado (18)

Comentários