Novo bloco da FatecSenai Campo Grande amplia em mais 4,6 mil o número de vagas

Com o novo bloco, a FatecSenai Campo Grande poderá oferecer, no próximo ano, um total de 11,6 mil vagas para a comunidade da Capital e do interior

Com a presença do governador André Puccinelli, dos deputados Paulo Corrêa e Carlos Marun, inúmeras autoridades e mais de 1,2 mil integrantes da Pró-Vida de todo o Brasil, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu, neste sábado (10/11), do diretor da Pró-Vida, Nelson Costa, o termo de doação do novo bloco da FatecSenai Campo Grande, que recebeu o nome do fundador do movimento filosófico: o médico e filósofo Dr. Celso Charuri (1940-1981). A edificação é resultado de um convênio firmado entre o Senai e a Pró-Vida em abril do ano passado, viabilizando a construção em área localizada ao lado do Edifício Casa da Indústria, na Rua Engenheiro Roberto Mange, no Bairro Amambaí, na Capital.

Segundo Sérgio Longen, com o novo bloco, a FatecSenai Campo Grande passa a ter mais 4,6 mil novas vagas, que, somadas com as 7 mil já existentes, possibilitará, para o próximo ano, o oferecimento de 11,6 mil vagas para a comunidade da Capital e do interior. “A doação deste prédio irá possibilitar ao Senai intensificar a sua atuação no Estado, por meio da ampliação da oferta de vagas em cursos de qualificação profissional, aperfeiçoamento e cursos técnicos nas áreas de automação industrial, eletrônica industrial digital e analógica, CAD (Desenho Auxiliado por Computador) e instrumentação”, informou.

Ele completa que, no novo bloco, serão oferecidos os cursos de técnico em automação industrial, técnico em mecatrônica, técnico em instrumentação, comando numérico computadorizado, comandos hidráulicos, comandos pneumáticos, controle de processo, controle de instrumentação, robótica, CAM (Manufatura Assistida por Computador), controle de instrumentação, mecatrônica, automação predial, entre outros. “O Sistema Fiems é hoje o indutor do desenvolvimento industrial do Estado e, graças à Pró-Vida, a nossa FatecSenai recebe este moderno prédio, com instalações adequadas ao ensino e aprendizado dos nossos cursos profissionalizantes”, declarou.

O presidente da Fiems aproveitou para destacar que neste ano o Senai recebeu 33.860 novas matrículas, sendo 22 mil totalmente gratuitas, em 102 cursos de educação profissional técnica e tecnológica nas suas 12 unidades em funcionamento nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio verde, Três Lagoas, Deodápolis, Ivinhema, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Sidrolândia e Sonora. “Há inúmeras histórias de superação por trás desses números e também de muita dedicação e perseverança para realizar sonhos, conquistar vitórias e alcançar objetivos. Nosso mérito é o de oferecer uma oportunidade real para que nossos alunos tenham acesso à educação profissional e ao mercado de trabalho com a melhoria da qualidade de vida”, pontuou.

Doação 

Ao discursar na cerimônia de entrega do novo bloco da FatecSenai Campo Grande, o diretor da Pró-Vida, Nelson Costa, reforçou que os frutos que serão gerados na nova estrutura do Senai, com certeza, trarão uma nova esperança de formação de um País mais justo e de um mundo melhor. “Em 33 anos de existência da Pró-Vida, já fizemos 8,5 mil doações em todo o Brasil, sendo 13 escolas do mesmo porte da entregue em Mato Grosso do Sul. Apenas para o Senai, foram 7 escolas, incluindo os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás”, detalhou, ressaltando que Campo Grande não será a mesma. “A história da cidade será conhecida entre antes e depois dessa solenidade”, previu.

O governador André Puccinelli lembrou o Sistema Fiems está de parabéns por conseguir incluir Campo Grande na doação da Pró-Vida. “A felicidade em cada um de nós só pode ser alcançada por meio de doação. Com essas 4,6 mil novas vagas, teremos alunos melhores qualificados para atender a demanda do setor industrial do nosso Estado e tudo isso não seria possível sem esse trabalho desenvolvida pela Pró-Vida”, assegurou.

O novo bloco da FatecSenai Campo Grande tem três pavimentos com área total de 3.488 metros quadrados, abrangendo a Rua Engenheiro Roberto Mange e a Avenida Afonso Pena. De acordo com o gerente da unidade, Artur Quintella, o prédio irá ampliar ainda mais a capacidade de atendimento da entidade na Capital, que hoje conta com pelo menos 7 mil alunos. “Esse convênio vem para contribuir para a qualificação ainda maior de profissionais em diversas áreas com uma estrutura adequada às nossas necessidades didáticas”, declarou.

O pavimento térreo conta com recepção, cantina, auditório para 125 pessoas, biblioteca e setor administrativo, enquanto o 2º pavimento tem laboratórios de informática, de instrumentação industrial e de eletrônica industrial digital e analógica, além de cinco salas de aula, sala de professores e sala de treinamento. No 3º pavimento, o novo bloco da FatecSenai Campo Grande estão instalados os laboratórios de CAD (Computer-Aided Design ou Desenho Auxiliado por Computador), metrologia dimensional e automação industrial e mais oito salas de aula.

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega do novo bloco da FatecSenai Campo Grande a secretária estadual de Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Marisa Serrano, o presidente da Fecomércio, Edison Araújo, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, o presidente do Crea-MS, Jary Castro, o superintendente do Sebrea/MS, Cláudio Mendonça, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, e os diretores do Sistema Fiems Ivo Scarcelli, José Francisco Veloso, Altair da Graça Cruz, Juarez Falcão, João Batista de Camargo Filho, Julião Gaúna, Kleber Recalde e Antonio Breschigliari Filho.

Relacionadas

Leia mais

Vestibular da FatecSenai Campo Grande atrai dezenas de candidatos
FatecSenai Campo Grande encerra quarta-feira as inscrições do vestibular
Diretores da Fiems fazem visita técnica para receber obras dos blocos D e I da FatecSenai Campo Grande

Comentários