Diretores da Fiems fazem visita técnica para receber obras dos blocos D e I da FatecSenai Campo Grande

Reformas foram iniciadas em março deste ano e tiveram aporte de R$ 2,2 milhões em investimentos

O presidente Sérgio Longen e os demais diretores do Sistema Fiems fizeram, na manhã desta quinta-feira (28/11), a visita técnica para o recebimento das obras de reforma, modernização e ampliação dos blocos D e I da FatecSenai Campo Grande, que foram iniciadas em março deste ano e receberam investimentos da ordem de R$ 2,2 milhões. "A conclusão dessa obra é mais um passo dado para que consigamos atender a demanda e o avanço da industrialização na região de Campo Grande. Entendemos que, cada vez mais, a estrutura do Sistema Fiems se amplia no mesmo ritmo com que está crescendo o setor industrial em Mato Grosso do Sul", destacou.

Sérgio Longen acrescenta que agora o próximo passo será a instalação de todos os equipamentos necessários para as oficinas dos cursos de elétrica industrial e elétrica predial, bem como para o CTV (Centro Tecnológico do Vestuário). "A nossa previsão é de que devemos concluir a instalação dos equipamentos até fevereiro de 2014. Após essa etapa, vamos dar continuidade ao processo de reforma, ampliação e modernização da FatecSenai Campo Grande", informou.

Com as obras, o pavimento térreo do bloco D da FatecSenai Campo Grande abrigará um refeitório para funcionários, copa, depósito de material de limpeza, área de circulação, cantina, cozinha da cantina e sanitários, enquanto o pavimento superior contará com oficinas para os cursos de elétrica industrial e elétrica predial. Já no bloco I será destinada uma área para abrigar o CTV, com espaço para coleção, tecidoteca e vestuário, além da construção de salas para serigrafia, corte, expedição e recepção de materiais, prototipagem, meio ambiente, recepção, atendimento e prestação de serviços e sanitários.

Repercussão

O presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, destacou que o novo CTV é um avanço para as empresas do setor, que passam a contar com novos serviços, treinamentos e consultorias, agregando mais facilidade e qualidade. "A nova instalação traz a facilidade de integração entre as empresas e o Senai, oferecendo mais estrutura de atendimento", declarou. 

Para a presidente do Sindivesc (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Corumbá), Lenise de Arruda Viegas, a nova obra representa um salto em qualidade no atendimento às indústrias do vestuário no Estado. "Esse é um grande passo, principalmente, para as pequenas empresas necessitadas de serviços como o de corte, por exemplo, já que algumas operam ainda com máquinas manuais", disse.

Na avaliação do presidente do presidente do Simemae/MS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Mato Grosso do sul), Irineu Milanesi, os novos laboratórios e oficinas são importantes investimentos para a formação de bons profissionais. "A mão de obra qualificada é uma carência no setor de elétrica e nós precisamos formar pessoas competentes para atender a demanda e aumentar a competitividade no mercado", pontuou.

Para o presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Corumbá) e vice-presidente da Fiems para a região oeste, Lourival Vieira Costa, os investimentos realizados representam inovação e modernização. "A gestão do Sistema Fiems tem movimentado uma revolução em todo o Estado com obras que contribuem para o desenvolvimento de cada região, com a formação profissional e qualidade de vida", falou.

Modernização

O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, afirmou que o bloco I será exclusivo para o atendimento empresarial nas áreas de meio ambiente, vestuário, cursos de educação à distância e inovação, além da assessoria e consultoria das diversas áreas tecnológicas. A estrutura do bloco D contempla os cursos de elétrica predial e elétrica indústria, além de um amplo espaço de cantina e convivência. "Com essa obra, teremos maior e melhor capacidade de atendimento aos clientes, criando um espaço de qualidade para o desenvolvimento dos alunos", comentou.  

Ele acrescenta ainda que o bloco destinado à área de elétrica predial e industrial vai proporcionar melhores condições para os alunos e funcionários, uma vez que inclui a destinação de um espaço para abrigar um refeitório e uma cantina, bem como uma bateria de sanitário para atender o aumento da quantidade de alunos na unidade. "A reforma ainda contempla o bloco I, que vai atender as indústrias do vestuário com um novo CTV, além de salas para as áreas de meio ambiente e consultorias diversas", declarou.

O gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, destaca que a conclusão da obra vai gerar o aumento de mil vagas em cursos de qualificação profissional nas áreas de elétrica predial e elétrica industrial com a disponibilização de oficinas e laboratórios. "O novo espaço vai agregar valor à unidade, oferecendo uma moderna estrutura e ampliando o atendimento nesta frente, que é uma área transversal e atinge diferentes setores industriais", comentou.

Ele destaca ainda que o novo CTV irá atender a demanda do setor e ampliar os serviços oferecidos às empresas. "Com a nova estrutura, vamos oferecer um espaço para tecidoteca, além da disponibilização de periódicos e das publicações mais relevantes do mundo, assim como outros serviços de criação de coleção, modelagem, prototipagem, CAD (encaixe, risco e corte), entre outros", pontuou.

Relacionadas

Leia mais

FatecSenai Campo Grande encerra quarta-feira as inscrições do vestibular
MEC autoriza curso superior de Tecnologia em Logística para a FatecSenai Campo Grande
Vestibular da FatecSenai Campo Grande atrai dezenas de candidatos

Comentários