Não sabe que carreira seguir e precisa de orientação profissional? Participe do Mundo SENAI

Maior feira de profissões técnicas do país será no formato híbrido com visitas às unidades, palestras e minicursos. Influenciadores do Hoje Tem podcast e canal Código Fonte TV estão entre palestrantes

Última edição presencial, em 2019, movimentou unidades SENAI em todo o país. Depois de um ano no formato a distância, evento será híbrido

Até 2019, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abria as portas de suas unidades em um evento anual, chamado Mundo SENAI, para receber estudantes e profissionais interessados em se capacitar e entender as transformações da indústria que estão impactando o mercado de trabalho.

Com a pandemia, a maior feira de profissões técnicas do país teve uma edição 100% on-line com mais de 160 horas de atividades virtuais. Neste ano, com o retorno gradual das atividades presenciais segundo as determinações dos governos locais, o formato será híbrido. Cada estado definiu sua programação, que pode ser consultada no site Mundo SENAI - evento.

Além da oportunidade de conhecer a estrutura da instituição referência em educação profissional e tecnológica no Brasil, os participantes poderão saber mais sobre as inovações do setor industrial, participar de jogos, fazer networking, tirar dúvidas sobre os cursos e as carreiras em alta, e até mesmo ter um gostinho da formação, em aulas gratuitas.

Também haverá o lançamento da Black Week SENAI, com descontos de até 75% em cursos, e a divulgação do resultado do GP SENAI de Inovação, que, neste ano, contou com desafios da PLMX-Siemens, da Cisco, do Google Cloud e da Autodesk. Para completar a agenda, haverá duas palestras transmitidas on-line pelo canal do YouTube do SENAI Nacional a partir das 10h.

Influenciadores vão falar sobre desafios e oportunidades de carreira

- Leila Germano, do Hoje Tem podcast: criadora de conteúdo digital e apresentadora do Hoje Tem podcast, Leila fala sobre diferentes temas com descontração e muita honestidade. Formada em moda, trabalhou um tempo na área, passou por várias agências, até que se encontrou no universo dos podcasts, que transformaram sua vida e a tornaram “a queridinha da podosfera”.

- Gabriel Fróes e Vanessa Weber, do Código Fonte TV: o casal de programadores apaixonados por tecnologia afirma que tem como missão ajudar a todos que queiram trabalhar com Tecnologia da Informação (TI). Desde Janeiro de 2016, eles publicam vídeos semanalmente no canal do YouTube falando sobre o mundo da programação de uma forma diferente e divertida, além de compartilharem as experiências na área.

Dicas de carreira

A fim de preparar os jovens para as novas profissões e os desafios para conquistar seu espaço na indústria, o SENAI inclui na programação do evento algumas palestras sobre carreira. A Agência de Notícias da Indústria ouviu a psicóloga organizacional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Pará e especialista em psicanálise com crianças e adolescentes, Nayana Silva, sobre a escolha da profissão e do curso, as mudanças com a pandemia e dicas para currículo e entrevistas de emprego.

Segundo Nayana, o mundo mudou e as empresas acompanham essas mudanças de maneira mais acelerada e intensa, com mais pressão, exigência e foco em resultados. Por isso, esperam do profissional mais dedicação, determinação, iniciativa e, principalmente, mais habilidade para se adaptar a novos desafios, rotinas e tecnologias.

Programação prevê orientação profissional. Psicóloga do IEL-Pará, Nayana Silva fala dos impactos da pandemia no mercado de trabalho

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA INDÚSTRIA - A pessoa que ainda não sabe que carreira seguir... por onde ela pode começar para tomar essa decisão?

NAYANA SILVA - Essa decisão envolve responsabilidade, além de toda a pressão social e familiar. Apesar de muito cedo, deve ser tomada com cautela, tendo como base as afinidades desse jovem, sem deixar de considerar a realidade do mercado e os desafios que aquela área desejada pode implicar. Se ele já possui uma área como foco, antes de tomar a decisão, é ideal que ele procure informações que sustentem essa escolha e lhe confirme. Para isso, ele pode procurar elementos sobre o curso, como grade curricular e por profissionais que já atuam e conhecem as dificuldades, limitações, desafios e vantagens da área.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA INDÚSTRIA - A pandemia trouxe desafios para quem ainda vai entrar no mercado de trabalho?

NAYANA SILVA - Sim. O mercado e as relações com o trabalho já vêm evoluindo ao longo do tempo. É perceptível que ele se organiza de maneira cada vez mais competitiva e exigente. Com a pandemia, isso acelerou. Já as relações com o trabalho mudaram, a comunicação mudou, novas modalidades de trabalho surgiram, exigindo também adaptação de quem já está no mercado de trabalho ou de quem está em busca dessa oportunidade. 

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA INDÚSTRIA - Dicas para construir o currículo e se portar na entrevista de emprego?

NAYANA SILVA - Em resumo, ao construir o currículo, é necessário que o candidato saiba qual o seu objetivo atual e elabore o currículo a partir disso, com informações de formação acadêmica, qualificações, cursos e experiência, se houver. Já para o momento da entrevista ou do processo seletivo, não há regra definida. O que o candidato precisa é estar inteiro naquele momento e cumprir com a verdade. Mentiras dificilmente se sustentam por muito tempo no processo seletivo. Questões como nervosismo e ansiedade também costumam atrapalhar o candidato no momento de se apresentar e se colocar como diferencial naquele processo. Não é uma escolha sentir e é natural, considerando que ele está passando por um processo de avaliação. O que o candidato precisa é utilizar isso a seu favor. Se preparando antecipadamente para o processo, conhecendo as suas virtudes, pontos a melhorar e buscando mais informações sobre a empresa em que ele busca uma oportunidade.

Lembrando que, no portal Mundo SENAI, qualquer pessoa pode consultar a unidade mais próxima e os mais de 1.700 cursos presenciais e a distância oferecidos pela rede, além de receber orientação profissional gratuita por meio de um questionário que avalia o perfil socioemocional.

Relacionadas

Leia mais

Mundo SENAI tem mais de 160 horas de orientação profissional
Carreiras técnicas garantem salários atrativos
VÍDEO: Tem Vaga! apresenta as novas profissões com mais oportunidades no pós-pandemia

Comentários