Mundo SENAI 2019: veja como foi o evento em todo o Brasil

Mais de 300 unidades SENAI abriram as portas para receber a população. Dicas sobre cursos e profissões foram as ações mais buscadas pelo público. Teve lançamento do SENAI Lab no ES e degustação de produtos na PB

Milhares de pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre a realidade da indústria 4.0, tecnologias e os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que capacitam os profissionais para atuar neste novo cenário, muito mais moderno e tecnológico. Entre os dias 21 e 22 de novembro, foi realizado o evento Mundo SENAI, que contou com mais de 360 unidades fixas e 20 unidades móveis de portas abertas para população.

Nesta 11ª edição do evento, as unidades SENAI ofereceram cursos, palestras, visitas guiadas e outras atividades, todas voltadas à questão da digitalização, principal característica da indústria 4.0. Em Santa Catarina, por exemplo, a programação incluiu workshops sobre as competências do século 21, e sobre a importância de conhecimentos como defesa cibernética, computação na nuvem e as exigências para o profissional do futuro. O professor do SENAI, que foi competidor da WorldSkills 2019, Lucas Lenzi, abordou a mudança das carreiras ao longo do tempo, e falou sobre as profissões que deverão ser substituídas por causa de novas tecnologias. O profissional também falou sobre as exigências do mercado de trabalho para o futuro e sobre o uso intensivo dos recursos digitais.

Na Paraíba, cerca de 2600 estudantes das redes pública e privada visitaram as unidades. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a Faculdade SENAI da Paraíba, onde visitaram a planta de Automação Industrial em Escala e os laboratórios de Automação Industrial e de Panificação. Além disso, ficaram por dentro dos cursos oferecidos e até degustaram alguns alimentos produzidos na instituição.

“Nós apresentamos o que temos de melhor para que, em um futuro breve, esses visitantes estejam inseridos na família SENAI, fazendo um curso ou recebendo algum atendimento da nossa instituição. Percebemos o quanto é relevante essa programação que atende as duas partes. Vai, com certeza, contribuir para a sustentabilidade da indústria e transformação da sociedade”, conta o gerente de Educação Profissional do SENAI da Paraíba, Janildo Sales.

Enquanto isso, no Espírito Santo, o SENAI aproveitou a ocasião para o lançamento do novo SENAI Lab, na unidade da Serra. O espaço tem como objetivo estimular a inovação e o pensamento empreendedor de forma diferenciada, onde o estudante é o protagonista do seu aprendizado. 

Quem passou pelo evento, gostou do que viu. Caso da estudante Taynara Guisso Marques, 18 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Adolfina Zamprogno, de Vila Velha.

“Achei muito importante vir até aqui e conhecer a estrutura do SENAI. Sempre escutei falar muito dos cursos oferecidos aqui, mas não sabia muito bem como funcionavam. Outro ponto legal é que, com essa experiência, podemos ver que não temos oportunidades apenas de cursar uma universidade, a graduação, o curso técnico também é um caminho para a profissionalização”, destacou a jovem que conheceu as instalações do SENAI Vila Velha.

No Amapá, 20 escolas participaram da programação durante os dois dias da mostra. Teve apresentação prática de cada curso, bem como curiosidades e informações sobre o universo profissional. O público contou também com palestras educativas sobre Educação no Trânsito, Acidentes Domésticos, Profissões do Futuro, Empreendedorismo, Marketing para Starturps, Inclusão Social, entre outros temas. As orientações tiveram como objetivo alertar e informar a comunidade de modo geral.

A população prestigiou, ainda, a apresentação do coral dos alunos do curso de Libras do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) e um desfile de moda. 

Para a coordenadora do Mundo SENAI no Estado do Amapá, Rayza Aires, a edição de 2019 foi um grande sucesso. “Os visitantes puderam conhecer mais de 20 laboratórios, se inscrever em cursos gratuitos e despertar o interesse por profissões industriais. Agradecemos ao público e parceiros, que também estiveram apresentando seus produtos e serviços e aproveitaram o espaço do Mundo SENAI como uma oportunidade de negócio”, concluiu a gestora.

HISTÓRICO - Desde 2009, mais de 3 milhões de pessoas visitaram as unidades do SENAI em todo o país para conhecer o universo da educação profissional e da indústria da cada região. O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores. 

Relacionadas

Leia mais

Flores brasileiras banhadas a ouro conquistam a Europa
Aqui, ali e aí: tem vagas para os cursos do SENAI por todo Brasil
VÍDEO: Aplicativo SENAI Libras ajuda na educação profissional de surdos

Comentários