Ministra do Desenvolvimento Social inaugura Espaços de Formação Profissional do Senai-MT

Tereza Campelo, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes e o vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Teodoro Borges, participaram do evento

O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), inaugurou ontem (20/08) os dois primeiros Espaços de Formação Profissional de Cuiabá que fazem parte das ações flexíveis da instituição. São salas de aula com capacidade para 30 alunos, localizadas no Centro de Referência de Valorização da Vida do Alphaville. No local estão funcionando os cursos de Modelista e Recursos Humanos. O evento contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e o vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Teodoro Borges.

Outros 13 Espaços de Formação Profissional já começaram a funcionar na cidade. Eles estão localizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Getúlio Vargas, Nova Esperança, Pedra 90, Planalto, Tijucal, CPA 3 e Dom Aquino, além da Padaria Comunitária no bairro Jardim Florianópolis e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Norte Revivi) no Morada do Ouro. Ao todo, serão 50 unidades no Estado.

A ministra discursou para a turma de Modelistas e Recursos Humanos e falou da carência dos mais diversos profissionais no mercado de trabalho, o que garante oportunidade de sobra para quem deseja se qualificar. Ela destacou o papel das mulheres que por muito tempo ficaram à margem e, agora, são maioria nos cursos de qualificação profissional. “Vocês aproveitem essas oportunidades e invistam na carreira. Não parem de estudar porque para o Brasil continuar a crescer ele precisa de todas nós”.

Os espaços educacionais podem ser afixados junto a igrejas, comunidades, salões paroquiais e outros. Também pode ser instalado em municípios menores que não comportam uma unidade Senai, mas têm condições de receber salas de aula para cursos específicos. “Nossa missão é proporcionar uma melhor qualidade de vida pela inclusão produtiva, afinal, as pessoas querem trabalhar e ter condições de sustentar suas famílias. Homens e mulheres estão em busca de um papel na sociedade e os Espaços Educacionais certamente farão a diferença”, reforçou o vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Teodoro Borges.

O prefeito, Mauro Mendes, ressaltou o projeto que leva as unidades para mais perto da população, já que muitos alunos têm dificuldade de deslocamento ou horários menos flexíveis para percorrer longas distâncias até chegar às salas de aula. “Essa iniciativa é excelente e vai ajudar muitas pessoas. Educação e trabalho são os instrumentos para o crescimento do Estado”. Ele, que lançou o Cuiabá Sem Miséria ontem, garantiu que a qualificação profissional é a principal forma de acabar com a pobreza em Mato Grosso.

Relacionadas

Leia mais

Competidores do SENAI de Mato Grosso disputam seletiva da WorldSkills em Curitiba
VÍDEO: Educação profissional facilita entrada no mercado de trabalho

Comentários