MINHA PROFISSÃO: O engenheiro químico pode trabalhar no setor industrial, de serviços, laboratórios, entre outros

A série Minha Profissão comemora o dia do químico com reportagem sobre o engenheiro da área

Em comemoração ao dia do Químico, celebrado em 18 de junho, a série Minha Profissão desta semana é sobre uma profissão que tem tudo a ver com a área: o engenheiro químico. Com uma atuação bastante ampla, o profissional pode trabalhar em lugares como o setor industrial, de serviços, laboratórios, patentes, área energética, entre outras. 

Agência CNI de Notícias entrevistou o coordenador de graduação do SENAI CETIQT Luiz Schlittler, a gerente de qualidade da Aqualab, Natália Machado e a mestranda em Ciência dos Materiais no Instituto Militar de Engenharia (IME), Paula Moraes. Tanto a Natália como a Paula concluíram o curso de Engenharia Química no SENAI, em 2015, no Rio de Janeiro. Confira o que eles disseram: 

Áreas de atuação 
Na indústria, o engenheiro químico trabalha na produção, supervisão, perícia e controle de qualidade dos produtos. Laboratórios e pesquisa também são boas opções para aquelas pessoas mais curiosas e que gostam de descobrir e criar coisas novas. Para Luiz Schlittler, o engenheiro químico é um dos profissionais mais importantes da indústria brasileira porque todos os setores necessitam deste profissional, desde a criação até o planejamento do processo de desenvolvimento de um produto. O profissional também pode ser bem sucedido trabalhando na área de serviços. Bancos, empresas de advocacia e consultorias são só mais algumas das opções que ele pode escolher.

"Engenharia Química é um curso muito versátil" - Natália Machado

Importância da profissão 
O engenheiro químico é um profissional que tem muita importância no cotidiano de quase todo mundo, pelo fato de que a química está envolvida com todos os produtos que utilizamos. Além disso, Natália Machado acredita que o profissional também tem responsabilidade com o meio ambiente. “Nós não devemos deixar alguns processos ruins continuarem a afetar a natureza. Por isso, é importante aliar o crescimento industrial sem prejudicar o meio ambiente", afirma. O aprendizado em tratamento de águas, esgoto, planejamento ambiental e novas políticas permite que o engenheiro químico saiba atuar para solucionar problemas de natureza química e biológica. 

O bom profissional 
Para Paula Moraes, um bom engenheiro químico deve ter autocontrole e saber compreender e solucionar problemas. “Mas o mais importante é gostar do que está fazendo. Tendo isso, o resto fica muito mais fácil”, completa Paula. Curiosidade e persistência também são pontos importantes para Natália, pois é um grande diferencial para o mercado de trabalho.

"Ajudamos a socidade por meio da solução e compreensão de problemas" - Paula Moraes

Importância da formação acadêmica 
Menos de dois anos depois de formada, Natália Machado é gerente de qualidade da empresa em que trabalha. Para ela, a formação voltada ao mercado de trabalho, obtida no SENAI CETIQT, teve grande importância na vida dela. “É muito bom saber que que as coisas que eu aprendi na faculdade se desenrolaram para se encaixar agora no final para o mercado de trabalho” celebra Natália. 

Continuar a formação acadêmica também é muito importante, segundo Paula. Cerca de um ano após se formar, ela conseguiu ingressar em um curso de mestrado no IME, instituição que conquistou a pontuação máxima no curso de Engenharia Química pelo MEC, em 2014. A aluna decidiu continuar a formação acadêmica porque “o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e em busca de pessoas qualificadas”, diz. 

Futuro da profissão 
Mesmo na crise, esta é uma área em que há muita demanda, afirma Luiz. Setores industriais como os de siderúrgicas, alimentos, energia, combustíveis e de medicamentos ainda são os que mais empregam. Porém, há uma crescente procura por estes profissionais em setores de gestão de processo e projetos. Os conhecimentos multidisciplinares do engenheiro químico possibilitam a entrada deste profissional em diversas áreas de trabalho, inclusive em otimização de processos, recursos e capital. 

Onde encontrar 
O SENAI CETIQT no Rio de Janeiro tem cursos de graduação no turno matutino e vespertino e as matrículas estão abertas no site da instituição. Além deste, unidades do SENAI da Bahia e de Goiás também oferecem o curso superior de Engenharia Química.

MAIS DA SÉRIE

Relacionadas

Leia mais

SENAI implanta Centro de Treinamento em Energia Solar no Distrito Federal com apoio de cooperação alemã
VÍDEO: Institutos de inovação e tecnologia do SENAI vão criar rede de desenvolvimento no Brasil
6 motivos para você procurar o SENAI

Comentários