MINHA PROFISSÃO: Especialização na área de Tecnologia da Informação é um diferencial na carreira

No Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) existem opções de cursos técnicos, graduação, pós-graduação, MBA e mestrado na área

Você gosta de saber as novidades da rede mundial de computadores? Sempre quis aprender a criar um aplicativo para smartphones ou tablets? Tudo isto está relacionado ao setor de Tecnologia da Informação. No Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) existem opções de cursos técnicos, graduação, pós-graduação, MBA e mestrado na área.

Gerir empresas, processos e pessoas também não é fácil. Por isso, uma das opções de pós-graduação que a instituição oferece é a de Governança e Gestão da Tecnologia da Informação. Stefany Mendes é coordenador do curso na Faculdade SENAI Fatesg, em Goiânia, e explica que o diploma cria uma vantagem: quem faz a especialização tem aulas voltadas para o mercado, para certificações internacionais e conteúdos emergentes. Saiba mais na entrevista que ele concedeu à Agencia CNI de Notícias :

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Com o que um profissional de TI pode trabalhar?

STEFANY MENDES - Ele tem várias opções, como trabalhar com programação e desenvolvimento de softwares, infraestrutura ou banco de dados. Ele também pode ser responsável por administrar e gerenciar usuários de uma rede, como um CEO. Outra opção é a de trabalhar com segurança da informação, pois a empresas têm buscado cada vez mais proteger as informações internas.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como é o curso de Governança e Gestão em Tecnologia da Informação?

STEFANY MENDES - O SENAI forma pessoas para serem especialistas na área de gestão de pessoas, projetos, serviços e processos dentro da área, além de aprofundar em segurança da informação. O curso pode ser feito tanto por CEOs com grande grau de responsabilidade, quanto por um profissional recém formado que queira atuar com gestão.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O que o jovem deve estudar para ingressar nesta área?

STEFANY MENDES - É muito importante que ele saiba principalmente matemática e raciocínio lógico. Conhecer bem o Português também é importante para que o aluno saiba falar, se expressar e escrever bem.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais as características de um bom profissional de Tecnologia da Informação?

STEFANY MENDES - Ele tem que gostar do novo, de estudar. O simples fato de gostar de tecnologia ou de redes sociais não é o mais importante. Ele tem que gostar de desafios porque, assim, ele se motiva com a evolução diária no setor. Ser determinado, proativo e curioso também ajuda.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como está o mercado de trabalho?

STEFANY MENDES - Ele cresce todos os dias. Hoje não existe mais quase nenhuma indústria ou empresa sem um setor de tecnologia. Todas elas vão sempre precisar de alguém da TI. Além disso, a área de desenvolvimento de softwares cresce muito no país, principalmente em Goiás, São Paulo e Santa Catarina.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Qual deve ser o futuro da profissão?

STEFANY MENDES - Promissor. As pessoas têm cada vez mais acesso às tecnologias. O Brasil é um dos países que mais acessa internet em todo o mundo. Então é uma área que vem crescendo muito e vai beneficiar os profissionais de TI.


MAIS DA SÉRIE

 

Relacionadas

Leia mais

10  fatos que comprovam a transparência do SESI e do SENAI
Com tecnologias avançadas, Institutos SENAI de Inovação produzem novos materiais que mudam a vida das pessoas
Cursos Técnicos EAD

Comentários