Medalha olímpica foi criada por aluna do SENAI de Goiás

Giovana Carleto, de 19 anos, buscou inspiração na cultura brasileira e ganhou o concurso que escolheu a medalha da edição deste ano da Olimpíada do Conhecimento

As medalhas de ouro, bronze e prata que serão entregues aos vencedores da Olimpíada do Conhecimento deste ano foram criadas pela estudante de design gráfico Giovana Carleto, de 19 anos.

Aluna da escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Goiânia, ela buscou inspiração na cultura brasileira e ganhou o concurso que escolheu a medalha da competição de educação profissional que, neste ano ocorrerá, entre 12 e 18 de novembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Participaram do concurso 19 alunos do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Eles apresentaram 29 propostas de confecção de design da medalha, pois cada aluno podia enviar até quatro. As propostas foram avaliadas por uma comissão de instrutores do SENAI.

De acordo com o assistente técnico do SENAI, Luís Alberto Monti, Giovana ganhou o concurso por ter aplicado na medalha um símbolo brasileiro, que é o mapa do país, já que o evento é nacional. E ainda, por ter feito isso de forma simples. "A maioria dos concorrentes fez a medalha com muito detalhe, cheia de muita informação. Ela conseguiu uma leveza muito forte", explica Monti, que também é um dos responsáveis pelo concurso.

Feliz por ter ganhado o concurso, Giovana afirma que vai ficar muito orgulhosa ao ver a medalha no peito dos vencedores da Olimpíada. "É um reconhecimento do meu trabalho", conta a estudante, que também é uma das competidoras na Olimpíada, na ocupação design gráfico.

O professor Leandro dos Santos, que trabalha no SENAI há 16 anos e tem formação em artes gráficas e fotografia, orientou Giovana no desenvolvimento da medalha. Ele explica que a ideia do design era de representar a nacionalidade, com o uso de traços do Brasil na identidade visual da medalha. "Mas ela fez tudo, eu só orientei", diz.

Santos acrescenta que Giovana é uma aluna aplicada. "Ela é muito paciente, tranquila, calma, e, mesmo assim, consegue produzir e entregar tudo no prazo. É muito madura, pessoas da idade dela não são assim", opina o professor.

Giovana confessa que seu maior desejo é ganhar a medalha que ela mesma elaborou. "O motivo pelo qual mais me empenhei nessa Olimpíada foi pensando nisso. Acho que ganhar é bom, mas ganhar e ainda fazer uso do trabalho que você fez, deve ser uma sensação maravilhosa."

Como prêmio pelo primeiro lugar do concurso, Giovana ganhou uma mesa digitalizadora, equipamento que permite fazer desenhos a mão livre no computador.

Relacionadas

Leia mais

Brasil vence o WorldSkills Americas com 26 medalhas de ouro
Senai Goiás amplia oferta de cursos gratuitos
SENAI Goiás sedia seletiva para mundial de educação profissional

Comentários