Mais de 6,5 mil estudantes participam da Semana SENAI de Inovação

Edição 2022 da corrida de inovação Grand Prix e da mostra de projetos Inova tem recorde de inscritos. Evento aproxima jovens e empresas por meio de desafios e rodadas de negócios

Nos próximos três dias, mais de 6,5 mil estudantes de diferentes instituições de ensino estarão imersos na Semana SENAI de Inovação. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o evento reúne duas atividades: o Grand Prix (GP), que é uma corrida de inovação aberta, em que as equipes recebem um desafio e precisam desenvolver e prototipar a solução em até 72 horas; e o Inova, mostra de 60 projetos inovadores para a indústria, com rodada de negócios.

Participam alunos de faculdades e de escolas técnicas e de ensino médio públicas e privadas de 26 estados. Os desafios, as mentorias, mesas e avaliações serão on-line, com transmissão ao vivo da abertura e da mostra de projetos do Inova no canal SENAI Play. Os resultados das duas competições serão divulgados no Mundo SENAI, em 10 de novembro.

Grandes empresas desafiam 6 mil alunos no GP de Inovação

A edição 2022 do Grand Prix SENAI de Inovação bateu recorde de inscrições, com 1.450 equipes, formadas por 6.095 alunos de ensino médio (categoria júnior); técnico, aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento (avançado); e graduação (sênior). Eles se inscreveram em uma das cinco áreas temáticas, para as quais uma grande empresa apresentará o desafio:
- Alimentos e Bebidas -> Gomes da Costa
- Automação -> Rockwell Automation
- Construção Civil -> Saint-Gobain
- Indústria 4.0 -> SKA
- Tecnologias da Informação -> HUAWEI

Nos três dias que têm para apresentar a solução ao desafio proposto pela empresa, as escuderias, como são chamadas as equipes, receberão apoio de 272 mentores. Os protótipos serão avaliados por 143 especialistas e os prêmios para os primeiros colocados de cada categoria vão de uma viagem técnica para um ecossistema de inovação (1º lugar) a SENAI Coins (30.000 para 2º lugar e 20.000 para 3º lugar), que podem ser trocados por produtos ou cursos SENAI.


“O diferencial do GP é permitir a alunos de diferentes áreas vivenciarem a inovação, em uma rede colaborativa com profissionais multidisciplinares. Combinamos métodos de inovação aberta e de criatividade com conceitos de empreendedorismo. No final, vemos que um mesmo problema tem soluções distintas”, conta Germana Zapata, analista do SENAI.


Inova tem rodadas para 60 negócios inovadores

Com 294 equipes inscritas, que têm de 2 a 5 integrantes, o Inova parte de uma pré-seleção de 60 projetos, entre 111 indicados para avaliação, que serão exibidos na mostra. Esses 60 projetos selecionados são agrupados em seis rodadas de negócio, por tema: Agronegócios e química; Alimentos e bebidas; Eletroeletrônica e sistemas eletromecânicos; Gestão, saúde e segurança; Inclusão; Meio ambiente e reaproveitamento de resíduos.

Todas as rodadas terão transmissão ao vivo, portanto, um estudante, profissional, especialista ou empreendedor da área de Alimentos e bebidas, por exemplo, poderá assistir à apresentação dos projetos. Participam das rodadas 30 profissionais com experiência em programas de mentoria e aceleração, de instituições de ensino, pesquisa e fomento à inovação de vários lugares do Brasil.

A banca final, para definir os vencedores que serão anunciados no Mundo SENAI, é formada por Henry Suzuki, da Axonal Consultoria Tecnológica Ltda; Morgana Tito, da Associação Brasileira de Startups; Leo Gmeiner, da School Guardian; Luiz Tomiato, da GlobalWeb; e Felipe Morgado, do SENAI.

“Contamos com profissionais de alto nível para avaliar esses projetos, que vêm sendo desenvolvidos pelos alunos do SENAI há mais de um ano. A experiência que eles têm de desenvolver um produto e pensar do ponto de vista de negócio e ainda apresentar para uma banca, no formato de pitch, é um grande diferencial para o currículo”, destaca Monica Mariano, do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

Confira os vencedores do Inova SENAI e do Grand Prix da Semana de Inovação
SENAI no pódio: aluna conquista medalha de prata no campeonato mundial da Adobe
8 cursos de pós-graduação para se especializar em indústria 4.0

Comentários