Mais de 1.200 estudantes do SESI participam de semana de certificação Microsoft Excel

Certification week é uma das etapas para torneio mundial de Especialista Microsoft categoria Excel 2019. Competidores do ensino médio se preparam para seleção

Garota negra com fones de ouvido em primeira pessoa no computador dela. O quarto e o PC têm luzes LED coloridas de néon
Os alunos recebem treinamento técnico específico com dicas e preparação psicológica

Até o dia 12 de maio, 1.292 estudantes de escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) de 16 estados participam da Certification Week, promovida em parceria com a ETC Brasil. Essa é uma das etapas para selecionar o representante do Brasil no campeonato mundial Microsoft Office Specialist (MOS) categoria Excel 2019.

Para Ary Corrêa Coelho, aluno do 2º ano do SESI de Campo Grande (MS), a Certification Week é uma fase importante e de muita expectativa por ser a oportunidade de realizar a prova, conseguir o certificado e obter uma pontuação alta para as classificatórias e o mundial.


“Apenas conhecia o Excel, mas nunca soube como utilizar a ferramenta para realizar tabelas, resumos, gráficos e tudo que oferece. Me interessei em participar [do torneio] por se tratar de códigos, números, funções e padrões, algo que me interesso muito, a área da matemática e tecnologia”, justifica Ary.


Estudantes aprendem funcionalidades do Excel e se preparam

Desde que começou a explorar o Excel na preparação para o torneio, Ary incorporou a ferramenta na rotina. Ele passou a utilizar as planilhas para organizar as notas e calcular a média, e enxerga outras funcionalidades, como controlar os lucros e perdas de uma empresa.

O mundial está previsto para 1º a 4 de agosto; mas, antes disso, os competidores brasileiros passam pela seletiva nacional. Todos os inscritos estão recebendo treinamento técnico específico com dicas e preparação psicológica, chamada de Mind Prep.

Em abril, eles participaram de Bootcamps pela plataforma Teams, com exercícios práticos que podem cair na certificação. De 3 a 12 de maio é realizada a Certification Week, dedicada à realização dos exames de Excel 2019 nos CATCs, centros autorizados a aplicarem os exames para as certificações.

Próximas etapas até o torneio mundial, em agosto

No dia 17 de maio, serão divulgados: a lista dos cinco estudantes finalistas, que tiveram melhor desempenho na Certification Week; e o calendário de workshops intensivos. Os finalistas farão um novo teste Excel, e o campeão será anunciado dia 31 de maio. 

A competidora Giovanna Souza já tem o 3º lugar na categoria iniciante em competição da Microsoft de inteligência artificial

Aluna do 3º ano de São Caetano do Sul (SP), Giovanna Fernandes de Souza tem se dedicado para chegar em primeiro lugar. Ela foi convidada pela escola a participar do MOS Excel após ficar em 3º lugar na categoria iniciante de uma competição da Microsoft de inteligência artificial no ano passado. 


“Eu já tenho certo domínio do pacote office. Estou fazendo simulados das provas, coloco o tempo, uns 90 minutos geralmente, e simulo as situações que acontecem no exame. Separo um tempo do dia, essa uma hora e meia, para estudar e ver as coisas que não entendo”, revela Giovanna.


Pelo SESI - parceiro da Microsoft, da Pearson Brasil e da ECT Brasil - competem estudantes do itinerário de Formação Técnica e Profissional (FTP) do Novo Ensino Médio de 16 estados: AL, AM, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR, SE, SP.

Relacionadas

Leia mais

Domina o Excel? Chegou a hora de transformar habilidade em prêmio
Microsoft, SESI e SENAI lançam competição para projetos de Inteligência Artificial
Colégio SESI Internacional recebe prêmio global da Microsoft

Comentários