Laboratórios Abertos SENAI - Quem somos

Presentes em sete estados brasileiros, os laboratórios são ambientes de aprendizagem com equipe multidisciplinar e infraestrutura, e de acesso livre para inventores, empreendedores e startups

Os laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem com equipe multidisciplinar e infraestrutura e de acesso livre para inventores, empreendedores e startups desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos e negócios inovadores.

O SENAI mantém sete laboratórios abertos em sete estados brasileiros: Maringá (PR), Dourados (MS), Rio de Janeiro (RJ), Campina Grande (PB), Manaus (AM), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). Os locais foram escolhidos de acordo com a concentração de incubadoras, parques tecnológicos e possíveis participantes do projeto.

Essa iniciativa faz parte da Rede SibratecShop, que, além do SENAI, tem como financiadores o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empreas (Sebare). Ao todo, são 11 laboratórios em dez estados. Saiba mais sobre os laboratórios das instituições parceiras.

COMO FUNCIONA
Os clientes terão a disposição máquinas, equipamentos e softwares para desenvolver seus produtos ou processos. Os usuários terão treinamento para uso dos equipamentos e materiais e capacitação em empreendedorismo e gestão. Os laboratórios proporcionam uma rede aberta e colaborativa de instrutores e membros favoráveis ao compartilhamento de ideias e melhores práticas. Clientes também se conectam à rede de investidores e de fomento público e privado.

QUEM PODE USAR
Os espaços são destinados a:

  • Inventores: usuários que querem desenvolver seus projetos sem a intenção de colocá-los no mercado e devem arcar com os custos do uso da infraestrutura do laboratório;
  • Empreendedores: empresas com boa oportunidade de negócio e caráter inovador, que podem receber apoio financeiro para prototipar seus projetos;
  • Startups, micro e pequenas empresas de base tecnológia, incubadas ou não, também podem receber apoio financiero para melhorias no protótipo ou novos projetos.

Saiba mais sobre cada laboratório aberto SENAI e entre em contato.

Relacionadas

Leia mais

Laboratório Aberto do SENAI recebe vencedores do Grand Prix de Inovação
VÍDEO: SENAI Coelho Campos, em Aracaju, leva laboratório móvel para outras cidades de Sergipe
10 ações do SENAI que melhoraram o Brasil nos últimos 70 anos

Comentários