Inscrições abertas para GP SENAI de Inovação

Evento acontece entre os dias 20 e 22 de outubro no formato on-line. Alunos de escolas e universidades públicas e privadas poderão participar e apresentar soluções tecnológicas a grandes empresas

Interessados podem consultar o regulamento e a programação no site

Estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, de qualificação e de aprendizagem, tecnólogos e universitários poderão participar da edição 2021 do Grand Prix (GP) SENAI de Inovação. Realizado anualmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para que os alunos vivenciem os desafios e se aproximem de grandes indústrias, o GP deste ano será em formato 100% on-line e com a participação de equipes de outras instituições de ensino, públicas e privadas.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro pela página do Grand Prix SENAI de Inovação. Cada escuderia – como são chamados os times – deve ser formada por três a cinco competidores, que podem ser de cursos, escolas e faculdades diferentes. São três categorias: Júnior (estudantes do ensino médio e do novo ensino médio), Avançada (cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento) e Sênior (estudantes de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura).
 
O GP é uma corrida de inovação aberta, em que os participantes são desafiados pelo SENAI e empresas a apresentarem soluções para problemas reais. As soluções deste ano deverão envolver Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e o SENAI terá como empresas parceiras a Google e a Cisco. Os times deverão criar, desenvolver e prototipar sua ideia.

“Neste ano, estamos abrindo o GP para público externo, e a expectativa é termos entre mil e duas mil equipes. Considerando que cada time tem de três a cinco pessoas, então serão mais de cinco mil estudantes e mil instrutores envolvidos nas atividades. Quem se inscrever tem muito a ganhar no currículo, como experiência”, ressalta o gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado.

Palestras e transmissão ao vivo

A edição 2021 ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro por meio da Plataforma GP SENAI de Inovação, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do SENAI Play. As escuderias terão aproximadamente 72 horas para submeter o Business Model Canvas (ou Quadro de modelo de negócios), o pitch (discurso de elevador) e o protótipo na plataforma.

Durante o evento, cuja programação inclui workshops e palestras, as equipes contarão com o apoio remoto da equipe de técnicos do SENAI, de representantes das empresas e de especialistas convidados. 

A avaliação dos projetos será em outubro, com a divulgação dos finalistas de cada desafio no dia 11 de novembro, quando também ocorrerá a premiação das três melhores ideias de cada desafio. Os premiados receberão medalhas e SENAI Coins, que podem ser utilizados no Banco de recompensas SENAI em produtos ou em cursos da área de TICs e afins.
 
Os primeiros colocados de cada categoria por desafio receberão ainda SENAI Coins referentes a pré-aceleração do seu projeto no SENAI Lab ou na Unidade SENAI mais próxima na sua cidade. Todos os competidores ganham certificado de participação.

Desde 2013, SENAI já realizou mais de 800 Grand Prixs para imersão dos alunos na inovação

GP tem tradição 

Desde 2013, o Grand Prix SENAI de Inovação permite a vivência prática da inovação em tempo real. Ao combinar metodologias de inovação aberta com colaboração e multidisciplinaridade, a corrida revela o quanto os jovens estão preparados para lidar com os desafios do mercado de trabalho.
 
Ao longo do evento, os empresários indicam os melhores projetos para a banca nacional definir os vencedores. Nesse processo, as empresas podem identificar não só soluções para seus problemas, como também grandes talentos.
 
Nesses oito anos, o SENAI já realizou mais de 800 GPs – além do evento nacional, há Grand Prix no âmbito das escolas e dos estados –, com mais de 2,8 mil equipes e 15,8 mil estudantes envolvidos. Foram 7 mil ideias apresentadas a 360 empresas, entre aquelas que propuseram os desafios e avaliaram as soluções.

O GP faz parte da Saga SENAI de Inovação, uma série de ações que aproximam a indústria da educação profissional. Os estudantes passam por todas as etapas de elaboração de projetos e têm a oportunidade de desenvolver competências técnicas e socioemocionais, como liderança e resolução de problemas complexos.


“Uma dica é: formem equipes multidisciplinares. A visão que cada aluno traz da sua área ou mesmo da sua realidade, quando falamos de estados e escolas diferentes, é enriquecedora na hora de discutir e apresentar a solução”, aconselha Morgado.


 

Após o GP, a equipe da Isabela (primeira à esquerda) teve a oportunidade de testar e melhorar o projeto

Projeto que nasceu no GP rende bolsa de iniciação científica e mentoria

No GP Escolar de 2019 do SENAI-MT, quatro alunas que cursavam o 1º ano do Novo Ensino Médio criaram uma startup chamada ReGlass. O projeto consistia em transformar garrafas de vidro long neck, que não têm valor atrativo em reciclagem, em um pó que pode ser utilizado como fundente por indústrias cerâmicas.

Com o objetivo de reduzir o custo de produção das indústrias e a quantidade de resíduos no meio ambiente, de lá para cá, elas aprimoraram a iniciativa. Isabela Gaudie Lei, uma das integrantes da equipe, conta que, depois do GP, elas conquistaram o 1º lugar na categoria Curso Técnico da Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia, o que garantiu uma bolsa de iniciação científica para se dedicarem ao projeto.

Assim que acabou o prazo da bolsa, o grupo foi atrás de laboratórios para colocar em prática o projeto. Foi quando o professor orientador fez a ponte com o Instituto SENAI de Tecnologia do estado, onde elas têm mentoria e os materiais para a prototipagem. Até o nome da empresa e o modelo de negócio estão passando por uma reformulação.


“Começamos com a ideia de substituir o vidro temperado da long neck, que tem força e resistência maior, pelo fundente da cerâmica, que é o feldspato. A extração desse minério tem impacto no meio ambiente. Mas aí vimos que o mercado do concreto é grande e o vidro pode ser utilizado, em determinada porcentagem, como agregado na areia. Também pode ser substituto da brita”, detalha Isabela, referindo-se às outras possibilidades que surgiram no processo de pesquisa e desenvolvimento do projeto.


No ano passado, diante dos desafios propostos pelas empresas IBM e a Genyx Solar, uma equipe com cinco estudantes dos cursos técnicos de Logística, Refrigeração, Química e Qualidade do SENAI de Feira de Santana, na Bahia, desenvolveu o SchoolPlay. O console portátil com jogos educativos faz uso de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e Blockchain para o ensino off-line, possibilitando a melhora do aprendizado de crianças com idade entre 6 e 17 anos, sem acesso à internet.

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