Impressora 3D que personaliza café faz sucesso na Olimpíada do Conhecimento

A 10ª edição do evento ocorre até domingo (8) no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Com entrada gratuita, expectativa é receber 40 mil visitantes
A Coffee Ripples é uma máquina que permite ao visitante escolher uma arte que, por meio de uma impressora 3D, é projetada na espuma do café

Que tal participar de aulas gratuitas de culinária com grandes nomes da gastronomia? Isso é possível na 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre até  domingo (8), em Brasília. O evento é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Além das aulas, os visitantes que forem ao Espaço Gourmet Tech podem provar comidas inusitadas como caviar vegetariano e quibe de tilápia.

Um das atrações mais procuradas é a Coffee Ripples, uma máquina que permite ao visitante escolher uma arte que, por meio de uma impressora 3D, projeta imagens na espuma do café. A empresária Francine Moor, 34 anos, aprovou a bebida e ressaltou a qualidade da impressão na espuma. “Eu já tinha visto foto na internet, mas não sabia que os detalhes da imagem eram tão reais. Parece uma obra de arte”, contou. 

Outra tecnologia do espaço gastronômico é a impressora 3D Pancake Printer, que cria panquecas personalizadas por meio de um programa de computador. Fotos e desenhos são projetados. A inovação chama atenção, principalmente das crianças. Carolina e Catarina Volpe, 7 e 5 anos, respectivamente, ficaram encantadas com as panquecas em formato de desenhos coloridos.“Eu gostei da panqueca de emojis impressos. O sabor é muito bom", disse Carolina.

Carolina e Catarina Volpe visitam o Gourmet Tech

INDÚSTRIA 4.0 NA GASTRONOMIA - De acordo com a professora do SENAI Helena Malva, tanta tecnologia só funciona bem aliada a profissionais bem qualificados. Para ela, os alunos do SENAI estão preparados para as profissões do futuro. “O SENAI quer mostrar que a Indústria 4.0 não vem para tirar o emprego de ninguém e, sim, mostrar que é preciso se atualizar e entender que o mundo evolui, que as coisas vão mudando”, disse.

Além disso, Helena Malva destacou que oferecer produtos personalizados também é importante no setor de alimentos. “A ideia é atender todo e qualquer tipo de público. Nós estamos numa fase que precisamos olhar para as pessoas como elas são e com as suas diferenças, atender ao público que tem determinadas intolerâncias, como o público vegano”, afirmou.

"A ideia é atender todo e qualquer tipo de público. Nós estamos numa fase que precisamos olhar para as pessoas como elas são e com as suas diferenças", destacou a professora do SENAI Helena Malva

AULAS COM CHEFS DE COZINHA RENOMADOS - Um dos vencedores do maior reality show de gastronomia do Brasil, Leonardo Young ministrou uma aula na Olimpíada do Conhecimento, nesta quinta-feira (5). O prato apresentado foi um tartar de atum, avocado e shimeji confit ao molho ponzu. Em entrevista à Agência CNI de Notícias, Young disse que a tecnologia deve ser vista como uma aliada da culinária. “Ela deve complementar a mão de obra humana. Nos tempos de hoje, é impensável os restaurantes não utilizarem sistemas integrados desde o pedido do cliente até a contabilização dos produtos em estoque”, reforçou.

Até domingo (8), o espaço vai contar com aulas de cozinha molecular com o apresentador da GNT Felipe Bronze e com mais dois ex-participantes do maior reality show de gastronomia do Brasil, Michele Crispim e Raul Lemos. (Confira a agenda no fim da reportagem).

Um dos vencedores do maior reality show de gastronomia do Brasil, Leonardo Young ministrou uma aula no espaço Gourmet Tech, nesta quinta-feira (5)

OUTROS ESPAÇOS -  Além do Gourmet Tech, a OC2018 mostra inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. Para o gestor público Túlio Gadelha, 30 anos, a Olimpíada do Conhecimento reforça a capacidade dos brasileiros de adaptar tecnologias para superar desafios “Tem muita coisa interessante e ideias que só podem ter surgido aqui no Brasil mesmo. São inovações que a gente nunca imaginaria em um contexto com uma utilidade tremenda.” 

O advogado Leocádio Rodrigues, 29 anos, destacou que as tecnologias apresentadas vão otimizar a vida das pessoas, além de preservar o meio ambiente. “O que eu mais gostei foi a área da energia sustentável, porque o uso de placas eólicas e solares evita uma série de poluições”, contou.

Túlio Gadelha e Leocádio Rodrigues visitam o Gourmet Tech

Programação de cursos no Gourmet Tech

DIA

PALESTRANTE

HORÁRIO*

06/07 (sexta)

Michele Crispim

11 horas

07/07 (sábado)

Felipe Bronze

11 horas e 17 horas

08/07 (domingo)

Raul Lemos

15 horas

SAIBA MAIS
10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Conheça a janela digital da Casa Inteligente montada na Olimpíada do Conhecimento 2018
Desafio de Robótica testa habilidades de 240 estudantes na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília
Conheça 30 novas profissões que vão surgir com a Indústria 4.0

Comentários