Que tal participar de aulas gratuitas de culinária com grandes nomes da gastronomia? Isso é possível na 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre até domingo (8), em Brasília. O evento é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Além das aulas, os visitantes que forem ao Espaço Gourmet Tech podem provar comidas inusitadas como caviar vegetariano e quibe de tilápia.
Um das atrações mais procuradas é a Coffee Ripples, uma máquina que permite ao visitante escolher uma arte que, por meio de uma impressora 3D, projeta imagens na espuma do café. A empresária Francine Moor, 34 anos, aprovou a bebida e ressaltou a qualidade da impressão na espuma. “Eu já tinha visto foto na internet, mas não sabia que os detalhes da imagem eram tão reais. Parece uma obra de arte”, contou.
Outra tecnologia do espaço gastronômico é a impressora 3D Pancake Printer, que cria panquecas personalizadas por meio de um programa de computador. Fotos e desenhos são projetados. A inovação chama atenção, principalmente das crianças. Carolina e Catarina Volpe, 7 e 5 anos, respectivamente, ficaram encantadas com as panquecas em formato de desenhos coloridos.“Eu gostei da panqueca de emojis impressos. O sabor é muito bom", disse Carolina.
INDÚSTRIA 4.0 NA GASTRONOMIA - De acordo com a professora do SENAI Helena Malva, tanta tecnologia só funciona bem aliada a profissionais bem qualificados. Para ela, os alunos do SENAI estão preparados para as profissões do futuro. “O SENAI quer mostrar que a Indústria 4.0 não vem para tirar o emprego de ninguém e, sim, mostrar que é preciso se atualizar e entender que o mundo evolui, que as coisas vão mudando”, disse.
Além disso, Helena Malva destacou que oferecer produtos personalizados também é importante no setor de alimentos. “A ideia é atender todo e qualquer tipo de público. Nós estamos numa fase que precisamos olhar para as pessoas como elas são e com as suas diferenças, atender ao público que tem determinadas intolerâncias, como o público vegano”, afirmou.
AULAS COM CHEFS DE COZINHA RENOMADOS - Um dos vencedores do maior reality show de gastronomia do Brasil, Leonardo Young ministrou uma aula na Olimpíada do Conhecimento, nesta quinta-feira (5). O prato apresentado foi um tartar de atum, avocado e shimeji confit ao molho ponzu. Em entrevista à Agência CNI de Notícias, Young disse que a tecnologia deve ser vista como uma aliada da culinária. “Ela deve complementar a mão de obra humana. Nos tempos de hoje, é impensável os restaurantes não utilizarem sistemas integrados desde o pedido do cliente até a contabilização dos produtos em estoque”, reforçou.
Até domingo (8), o espaço vai contar com aulas de cozinha molecular com o apresentador da GNT Felipe Bronze e com mais dois ex-participantes do maior reality show de gastronomia do Brasil, Michele Crispim e Raul Lemos. (Confira a agenda no fim da reportagem).
OUTROS ESPAÇOS - Além do Gourmet Tech, a OC2018 mostra inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. Para o gestor público Túlio Gadelha, 30 anos, a Olimpíada do Conhecimento reforça a capacidade dos brasileiros de adaptar tecnologias para superar desafios “Tem muita coisa interessante e ideias que só podem ter surgido aqui no Brasil mesmo. São inovações que a gente nunca imaginaria em um contexto com uma utilidade tremenda.”
O advogado Leocádio Rodrigues, 29 anos, destacou que as tecnologias apresentadas vão otimizar a vida das pessoas, além de preservar o meio ambiente. “O que eu mais gostei foi a área da energia sustentável, porque o uso de placas eólicas e solares evita uma série de poluições”, contou.
Programação de cursos no Gourmet Tech
DIA |
PALESTRANTE |
HORÁRIO* |
06/07 (sexta) |
Michele Crispim |
11 horas |
07/07 (sábado) |
Felipe Bronze |
11 horas e 17 horas |
08/07 (domingo) |
Raul Lemos |
15 horas |
SAIBA MAIS
10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita