IEL-SP reúne universidades para debater formação de profissionais inovadores no ambiente de novas tecnologias

Evento prévio ao Fórum IEL Profissionais Inovadores, que será realizado no próximo dia 29 em São Paulo, teve palestra do especialista em cultura digital Gil Giardelli: "Se continuarmos preparando as pessoas para passar no vestibular, teremos problemas seríssimos", disse

Para o diretor da CNI em São Paulo e do IEL-SP, Carlos Alberto Pires, o Fórum IEL Profissionais Inovadores será uma vitrine para estudantes se inteirarem sobre as tendências das novas profissões

"A inovação só nascerá quando tivermos três grandes protagonistas caminhando juntos: a Academia, a iniciativa privada e as ações governamentais”. A frase é de Gil Giardelli, especialista em cultura digital, que fez palestra nesta segunda-feira (12) para cerca de 40 coordenadores e professores de instituições de ensino superior, durante o Academy Meeting. O evento, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi de São Paulo (IEL-SP), teve como principal objetivo o debate do setor empresarial com representantes de universidades sobre a formação de talentos e de profissionais inovadores para a indústria xbrasileira no ambiente da 4ª revolução industrial.

O encontro, realizado no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo, é um evento prévio ao Fórum IEL Profissionais Inovadores - que ocorrerá em São Paulo, no dia 29 de junho, quando são esperados mais de mil jovens estudantes e empreendedores. O gerente-executivo de Desenvolvimento de Negócios do IEL-SP, Eduardo Vaz, afirmou que a ideia do encontro desta segunda-feira, além de estreitar relações entre o IEL e a Academia, foi debater com coordenadores de instituições de ensino superior a atualização de cursos voltados a preparação de profissionais do futuro.

Acreditamos que através da educação e da inovação podemos fazer a diferença em nosso país e no mundo. Para isso, buscamos estabelecer uma relação de parceria com as instituições e com os alunos para um diálogo permanente”, afirmou Eduardo Vaz.

Para o diretor da CNI em São Paulo e do IEL-SP, Carlos Alberto Pires, o Fórum IEL Profissionais Inovadores será uma vitrine para estudantes se inteirarem sobre as tendências das novas profissões. “É uma boa oportunidade para o jovem se informar sobre o que esperar das carreiras nesse ambiente de inovação”, alertou.

"Brigar contra a tecnologia, contra o que é novo é perda de tempo, porque a tecnologia se impõe” - Paulo Mól (2º da esq. para a dir.)

O superintendente nacional do IEL, Paulo Mól, observou que o IEL tem se mobilizado há alguns anos para manter um diálogo permanente entre a Academia e o meio empresarial, por meio do programa Inova Talentos. “Precisamos debater como essas tecnologias disruptivas impactam no mercado de trabalho e na formação do profissional. E como a universidade está preparando esse novo profissional e o que o meio empresarial espera dele”, destacou.

Mól ressaltou que o Brasil, embora seja uma das 10 maiores economias do mundo, ocupa apenas a 69ª posição no Índice Global de Inovação. "Brigar contra a tecnologia, contra o que é novo é perda de tempo, porque a tecnologia se impõe”, frisou.

PROFISSIONAIS INOVADORES - Na palestra que fez com o tema Academia Inovadora e a 4ª Revolução Industrial, Gil Giardelli destacou que o meio acadêmico está desconectado dos negócios no Brasil. Segundo ele, o conceito de aula cronometrada e espaço concreto não cabe mais e não terá mais espaço em poucos anos. "O brasileiro é muito inovador, tem muitas ideias, mas poucas ideias são levadas para frente. Está vindo um tsunami e estamos discutindo se vamos usar maiô, biquini ou sunga branca”, ironizou, ao descrever o atraso do país na agenda da inovação.

Giardelli acrescentou que não há duvida de que os empregos do futuro virão do empreendedorismo digital. "Com todo o respeito, não dá para 80% dos universitários brasileiros estarem em faculdades de humanas. Se continuarmos preparando as pessoas para passar no vestibular, teremos problemas seríssimos."

Participaram do Academy Meeting representantes de instituições como a Unicamp, USP, Mackenzie, ESPM, PUC-SP, Fatec, FGV, FAAP, Centro Paula Souza, entre outras. 

FÓRUM IEL - O Fórum IEL de Carreiras Profissionais Inovadores está com inscrições abertas, que podem ser feitas de forma gratuita pelo site www.forumiel.com.br. Participarão do evento no dia 29, no Transamerica Expo Center, palestrantes como o próprio Gil GIardelli, a especialista em inovação Carla Mayumi e a autora do livro Empreendedorismo Criativo, Mariana Castro.

SAIBA MAIS 
FÓRUM IEL PROFISSIONAIS INOVADORES
Inscrições gratuitas pelo site www.forumiel.com.br
Data: 29/5 (quinta-feira)
Local: Transamérica Expo Center, São Paulo

Relacionadas

Leia mais

A sua empresa é inovadora? Descubra no teste do IEL
Universidades e IEL-SP dialogam sobre a preparação de profissionais para a Indústria 4.0
Fórum IEL Profissionais Inovadores debate carreiras empreendedoras em São Paulo

Comentários