IEL do Maranhão conclui 1ª turma de MBA em Gestão Industrial do Brasil

Curso foi realizado pela entidade do Sistema FIEMA em parceria com a Faculdade da Indústria do Paraná

O Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA), entidade da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), concluiu com a solenidade de entrega dos certificados as atividades da 1ª turma de MBA (Master in Business Administration) em Gestão Industrial, realizada em parceria com a Faculdade da Indústria do Paraná, instituição de ensino superior, credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A solenidade de conclusão do curso ocorreu no Salão Nobre da Casa da Indústria Albano Franco, sede da FIEMA, e contou com a presença do presidente da federação e diretor-presidente do IEL-MA, Edilson Baldez das Neves, do superintendente do IEL-MA, Marco Moura, da superintendente do SESI-MA, Roseli Ramos, além de alunos, professores e familiares. O curso promovido pelo IEL é inédito no Maranhão e já iniciou sua segunda turma em São Luís.

“Se há uma atividade de perfil profissional que é carente no mercado são os gestores. Seja nas áreas públicas ou privadas, os gestores sempre são necessários ao mercado, mesmo em tempo de crise”, destacou o presidente Baldez.

A empresária Ana Rute Mendonça, presidente do Sindivest, aluna do curso e oradora da turma, destacou a oportunidade de colocar em prática o aprendizado. “Depois do MBA sou outra pessoa. Comecei a trabalhar, “perturbava” os mestres e consegui reestruturar o sindicato, voltei forte e focada. Junto com a minha filha, montamos uma empresa de delivery que hoje já tem sete funcionários. Agradeço ao MBA, pois coloquei em prática os conceitos apreendidos na sala de aula”, ressaltou a empresária, que também é diretora da FIEMA.

"Nós precisávamos fazer algo que aliasse gestão e indústria. Gestão por que é a missão do IEL e a indústria por participarmos do sistema Indústria", afirmou o superintendente regional do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, que também é diretor do SENAI-MA. Segundo ele, o desafio era desenvolver um produto voltado para a formação de gestores industriais. "Por isso, um dos grandes diferenciais deste curso é que ele foi elaborado por um grupo de representantes da entidade, de vários estados, e por meio de encontros com grandes indústrias, com a finalidade de aproximar o conteúdo abordado das necessidades diretas das empresas", acrescentou.

CONTEÚDO - A proposta do curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Industrial foi apresentar as abordagens integradas e os métodos de gestão de produção, visando o aumento da lucratividade e competitividade de suas empresas.

O curso foi totalmente presencial e as aulas ocorreram quinzenalmente (quinta-feira, sexta-feira à noite e sábado o dia todo) e ministrado por um corpo docente qualificado, com trajetória acadêmica e profissional destacada no mercado. Os professores são oriundos de universidades de renome no contexto nacional e internacional. O MBA teve duração de 20 meses e o certificado de conclusão foi expedido pela Faculdade da Indústria.

As disciplinas trabalhadas foram nas áreas de Gestão da Produção Industrial; Competitividade Sistêmica e Inteligência Competitiva; Gestão de Projetos Aplicados nas Indústrias; Estratégia Empresarial e Internacionalização de Negócios; Política Industrial e Políticas Públicas para Fomento da Inovação; Economia Industrial e Introdução a Macroeconomia; Gestão Financeira e Engenharia Econômica; Sustentabilidade na Indústria; Gestão de Pessoas, Liderança e de Competências; Logística Empresarial; Gestão da Inovação para Competitividade na Indústria; Gestão de Sistemas de Informações Industriais; Engenharia do Trabalho e Metodologia Científica.

Relacionadas

Leia mais

Workshop de Lean Office do IEL apresenta a filosofia das empresas de sucesso
Parceria do IEL prevê financiamento de empresas do Inova Talentos com o Cartão BNDES
IEL promove cultura de inovação no Brasil

Comentários