O segundo dia de provas da WorldSkills exige dos competidores ainda mais concentração e estratégia para concluir os módulos e alcançar o desempenho esperado. Não só porque os pavilhões da Eurexpo - que recebem a maior competição de educação profissional do mundo - estão lotados de visitantes.
Conforme passam a euforia da chegada e a distração por estar em um país diferente, conhecendo jovens dos cinco continentes, os competidores precisam encarar provas técnicas de alto nível e adversários que não vieram só para competir, mas sim para vencer.
Algumas ocupações são de evolução. Conforme os dias passam, você consegue visualizar o encaminhamento dos projetos. É o caso da Jardinagem e Paisagismo, Pintura Decorativa, Alvenaria, Manufatura Integrada, Robótica Autônoma Móvel, Tecnologia da Moda e Florista. Em outras, cada módulo tem início, meio e fim, e o competidor já consegue ter uma ideia, por dia, de como está seu desempenho. É assim com quase todas das áreas de Tecnologia da Informação e de Transportes e Logística.
O fato é que ter 64 brasileiros entre os melhores jovens profissionais do mundo é motivo de orgulho e inspiração para o país e para a indústria brasileira.
“Estamos preparando esses jovens para as necessidades de amanhã. Essa é a oportunidade de transformar a visão do trabalho na indústria como algo dinâmico, lúdico e tecnológico. O engajamento dos jovens na competição é muito importante”, afirma o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.
Confira a galeria de fotos do 2º dia de provas na WorldSkills.