Evento Mundo SENAI apresenta novidades e oportunidades da indústria 4.0

Com palestras, minicursos e visitas guiadas, instituição abriu as portas de 384 unidades em todo o país, durante dois dias, para mostrar aos visitantes como se qualificar para o mercado de trabalho do futuro

Evento na Cidade do Povo, em Rio Branco

Unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abriram as portas em todo o país, nos dias 8 e 9 de novembro, para apresentar as oportunidades de qualificação profissional e as novidades da chamada Indústria 4.0 – integração entre o mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais. A estimativa é que mais de 300 mil pessoas visitaram as 360 unidades fixas e 24 móveis que participaram do Mundo SENAI, evento realizado anualmente pela instituição. 

No Distrito Federal, cerca de duas mil pessoas estiveram nas unidades do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga, que ofereceram aulas práticas e teóricas, treinamentos, capacitações e exposições em áreas como Tecnologia da Informação, Alimentos e Bebidas, Automobilística, Construção Civil, Domótica e Telecomunicações, entre outras. Maria das Graças dos Santos, 42 anos, é aluna de costura na Fábrica Social, do governo do DF, e foi conhecer a estrutura do SENAI. “Eu já sei fazer algumas coisas, mas quero ampliar meu conhecimento e fazer mais cursos no SENAI para abrir a minha própria empresa de costura”, explicou.

Myrla Loiane, 17 anos, do Colégio Estadual Novo Gama, esteve no Mundo SENAI com os colegas. “Sempre tive vontade de vir. Mal cheguei e já quero fazer um curso”, disse ela, animada. Kananda Dias, da mesma turma, também saiu da unidade do Gama encantada com o que viu. “Eu quero fazer tanto um curso de panificação quanto um de confeitaria”, disse a jovem de 16 anos, que se empolgou ao saber que já tinha a idade mínima para se matricular.

No Acre, o SENAI realizou ações em Rio Branco e na unidade do Juruá, em Cruzeiro do Sul. A visitante Nuclécia Cordeiro, 35 anos, fez todas as oficinas oferecidas na Unidade Móvel de Panificação na capital do estado: de confeiteiria, pizza, salgados, bolos e tortas; pães e massas. “Sei que é pouco tempo, devido à demanda, mas foi de grande importância para nós. Os professores do SENAI são realmente capacitados, sabem transmitir conhecimento. Fico muito feliz e grata por essa oportunidade”, disse ela. 

Para o representante da empresa Refrigerantes Quinaria, Ian Lucas, o evento foi bastante esclarecedor para os jovens em busca de qualificação profissional. “O SENAI é uma indicação para o mercado de trabalho. Este evento é muito importante para os jovens que vêm aqui conhecer a estrutura da instituição e tudo o que ela tem a oferecer para ajudá-los a escolher uma profissão. É uma abertura de portas”, elogiou.

PROFISSÕES DO FUTURO – Em Parnaíba, no Piauí, o Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia ofereceu exposições, palestras e visitação, além de realizar cadastros nas plataformas EAD e Mundo SENAI. Além disso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) apresentou palestra com o tema "Profissionais do Futuro". "Com as essas ações, não só estamos aproximando o estudante do mercado de trabalho, mas também orientando quanto à postura de candidato. Mostramos também como se faz a elaboração de um bom currículo e dicas sobre o comportamento em entrevistas", explicou Thamia Larisse, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do IEL/PI.       

Desde 2009, mais de 2 milhões de pessoas visitaram as unidades do SENAI em todo o país para conhecer o universo da educação profissional e da indústria da cada região. Neste ano, foi possível acompanhar palestras sobre temas variados que impactam o mercado de trabalho, como as novas tecnologias da chamada indústria 4.0: big data, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, entre outras. Os participantes também puderam se cadastrar na plataforma Mundo SENAI, que oferece serviço gratuito de orientação profissional com uso de inteligência artificial, vagas de emprego e de estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar.

O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores. 

A instituição possui hoje 541 unidades fixas e 452 móveis, das quais duas são os barcos-escola Samaúma na região Amazônica. A excelência de sua educação profissional pode ser comprovada pelos primeiros lugares obtidos por seus alunos em competições internacionais, como a WorldSkills. O SENAI também possui a maior infraestrutura de apoio à capacidade inovativa da indústria por meio da sua rede de 26 Institutos de Inovação e 58 Institutos de Tecnologia, localizados em todas as regiões brasileiras. 

Relacionadas

Leia mais

Mundo SENAI: Ferramenta de inteligência artificial ajuda jovens a escolher profissão
Mundo SENAI apresenta oportunidades de carreira para jovens
VÍDEO: Tem Vaga! Conheça os cursos mais procurados do SENAI

Comentários