Estudantes de Lages dedicam oito horas diárias na preparação à Olimpíada do Conhecimento

Competição profissional, na qual os estudantes devem desempenhar atividades típicas de suas profissões, acontecerá em São Paulo de 12 a 18 de novembro

Florianópolis - Não existe tempo feio para os alunos do SENAI em Lages Kallyl Granemann Pereira e Cristian Paul de Oliveira, ambos de 20 anos. Faça chuva ou faça sol, dia útil ou feriado, os dois dedicam oito horas diárias para os treinamentos, com o objetivo de alcançar uma boa colocação na Olimpíada do Conhecimento, que será realizada em São Paulo, de 12 a 18 de novembro, no Parque do Anhembi, em São Paulo. É uma competição profissional, na qual os estudantes devem desempenhar atividades típicas de suas profissões. Na bagagem eles levam o sonho de representar o Brasil no WorldSkills, o torneio internacional, em Leipzig, na Alemanha, em julho de 2013.

"Ser o melhor do Brasil é algo que vale todo o esforço, são alguns meses de dedicação e resultados que ficam para o resto da vida", afirma Kallyl, que competirá em eletricidade predial. "A expectativa é trazer no peito a medalha de Ouro e se preparar para o mundial", afirma. O estudante sabe que a dedicação e o comprometimento são decisivos. "O treinamento tem sido cada vez mais puxado. Estou treinando oito horas diárias, inclusive sábados e feriados, pois a única maneira de melhorar é treinando e repedindo. É preciso treinar, treinar, treinar..."

O primeiro contato de Kallyl com o SENAI foi em 2008, quando ele começou um curso de aprendizagem industrial em eletricidade de manutenção. Depois fez um curso técnico em Eletrotécnica, NR 10 e agora está no superior de Tecnologia em Automação Industrial e pretende fazer Pós-Graduação na instituição. "O sangue SENAI corre em minha veia", afirma. "Gosto muito das disciplinas na área Predial, como Automação Predial, fazendo ligação de circuitos de monitoramento com câmeras, alarmes, portão eletrônico, também das matérias de dimensionamento de cabos, disjuntores, etc".

Casado, Kallyl diz que recebe todo o apoio da esposa Sandra (20 anos, costureira). "Ela me ajuda muito nesse sonho da Olimpíada". Ele também cita o apoio da mãe, Lucimara (revendedora de produtos de beleza), do pai, Paulo Cesar (soldador), e de seu instrutor Adilson Soares de Souza - "meu paizão na profissão, que sempre me estimula a dar o meu melhor e vencer".

Cristian Paul de Oliveira também tem longa trajetória no SENAI, onde estuda há seis anos e cursou o ensino médio técnico em automação industrial e hoje está quase terminando o curso superior de tecnologia em automação industrial. "Me destaco nas disciplinas da área de exatas (matemática, física) e tecnologia (instrumentação, robótica, programações de microcontroladores)".

Seu primeiro contato com a Olimpíada do Conhecimento foi em 2009, quando, com outros estudantes, professores e a direção do SENAI em Lages visitou a etapa estadual em Joinville. "Fomos torcer pelos competidores de nossa unidade e fiquei encantado com a competição e com toda a estrutura do evento. Naquele momento já me imaginei competindo".

"Não existe vitória sem esforço, sacrifício e dedicação. Mas ainda que ela viesse ocorrer, não teria o mesmo gosto e nem o mesmo valor", afirma. Por isso, ele sacrifica lazer e outros momentos com a família para dedicar mais tempo aos treinamentos. E, a exemplo do colega Kallyl, conta com o apoio dos familiares - o pai, a mãe e a irmã - e do treinador.

Relacionadas

Leia mais

Enem 2020 vai mudar para acompanhar novo ensino médio, diz ministra substituta da Educação em debate no SENAI
Ministra interina da Educação e diretor-geral do SENAI debatem novo ensino médio no Facebook nesta quinta-feira, às 10h30
De Norte a Sul: Cursos do SENAI têm vagas abertas em todas as regiões

Comentários