Do Brasil pro mundo! Estudantes do SESI são campeões mundiais da CoderZ League

Equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro e professora de Roraima se destacam em torneio de programação e robôs virtuais

grupo de alunos posando para foto, segurando bandeira de time
Time de Limeira, em São Paulo, foi campeão mundial na liga Junior da liga

Brasil é campeão mundial! Alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) de Limeira (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) conseguiram um feito inédito para o Brasil. Da sala de aula, com apenas um computador - e muito conhecimento -, eles foram campeões mundiais na categoria Junior e Pro da Liga CoderZ. O campeonato on-line de robótica, transmitido de Israel, reuniu estudantes de mais de 100 países. 

Além do primeiro lugar nas duas categorias, o SESI também conquistou os títulos de jogadora e time mais valiosos para uma equipe paulista de Lorena, e o prêmio inspiração de técnica para uma professora de Boa Vista (RR). 

Confira os prêmios do Brasil na CoderZ League 

  • Campeão mundial na liga Junior: equipe Gold Stardust, do SESI Limeira (SP); 

  • Campeão mundial na liga PRO: equipe Laranjitos, do SESI Laranjeiras (RJ); 

  • Most Valuable Player (MVP): Lais Maya Santos, da equipe Technokaos CoderZ, do SESI Lorena (SP); 

  • Most Valuable Team (MVT): equipe Technokaos, do SESI Lorena (SP); 

  • Inspiration Award - melhor técnica: Eulina Medeiros de Freitas, da Escola SESI de Boa Vista (RR). 

Campeonato desenvolve pensamento crítico e criativo de maneira colaborativa 

A especialista de Desenvolvimento Industrial do SESI Juliana Duarte explica que a CoderZ tem se mostrado uma excelente ferramenta de simulação de robô e ensino de programação aplicada ao desenvolvimento de habilidades associadas ao pensamento computacional.


“Com a CoderZ, os estudantes exploram a resolução de problemas, o pensamento crítico e criativo, e ainda aprendem duas linguagens de programação, em blocos e Phyton”, destaca a especialista do SESI Juliana Duarte.


Como a disputa ocorre em equipes, os estudantes precisam lidar com a gestão do tempo e a definição de estratégias de maneira colaborativa, o que torna mais lúdico e enriquece o aprendizado. 

A equipe de Limeira, Gold Stardust, é formada por seis estudantes: Enzo Magossi Piccin, Gabriel Henrique Palma da Silva, Matheus Oricolli da Silva, Miguel Mirelis Gomes e Otávio Correia, todos do 8º ano, além de Thifanny Gabrielly dos Santos, do 7º ano.  

grupo de meninos, estudantes, posam juntos sorridentes, usando uniforme de time
Outro time paulista, da cidade de Lorena, a Technokaos levou os prêmios de equipe e jogadora mais valiosos

Segundo o técnico da equipe Stardust, Thiego Garrito, foi uma satisfação indescritível participar do torneio. “Estar em um evento internacional representando o Brasil foi uma grande responsabilidade por si só. Carregar o país e levar ao pódio é, além de incrível, uma grande oportunidade de mostrar que, com muito esforço, conseguimos representar bem o nosso país. Toda etapa foi uma chance de aprimorar a programação da equipe e aprender mais os conceitos de programação”, completou. 

Já o time Laranjitos é formado por seis alunos do Centro de Referência em Cinema e Audiovisual da Escola Firjan SESI Laranjeiras: Ana Carolina Marques Freire, Davi Fasuolo Evangelista, Gabriel de Oliveira Fontes, Joaquim Oliveira do Nascimento, Maria Eduarda Martinez Teles e Maria Isabel Albuquerque Ponte, que este ano vão cursar o 2º ano do Ensino Médio. 

grupo de alunos posando para foto, segurando bandeira do time
A maioria dos integrantes da equipe Laranjitos não tinha contato com a robótica até entrar no SESI

“Esses alunos vieram de colégios onde tinham pouco ou nenhum contato com robótica. É motivo de orgulho constatarmos o amadurecimento desse grupo. Além de aprender a programar, eles se organizaram para trabalhar em equipe, colaborar e aprimorar o pensamento estratégico, o que utilizarão em qualquer campo profissional futuro”, comentou Joselaine Rampini, gerente de Operações dos Centros de Referência Firjan SESI. 

CoderZ ao alcance de todos 

Na rede SESI, a CoderZ está disponível, via Portal SESI de Educação, para todos os estudantes do ensino fundamental 2 e para a 1ª e 2ª série do ensino médio. Por ser baseada em web, roda nos navegadores de internet mais comuns.  

“Podemos ter Liga CoderZ em qualquer escola, com todos os estudantes do ensino fundamental 2 e do médio envolvidos. Isso é sensacional, pois nenhuma outra competição consegue ter esse alcance! Basta montar a equipe e garantir que os estudantes tenham acesso a computador, seja na escola ou em casa”, lembra Juliana. 

Relacionadas

Leia mais

SESI investe em plataforma de robótica on-line
Matrículas abertas: 10 coisas que você só vê nas escolas SESI
Brasil no pódio da robótica! Equipes brasileiras ultrapassam 100 prêmios internacionais

Comentários