DF conquista quatro medalhas nas seletivas WorldSkills 2019

As seletivas brasileiras começaram em 3 de junho e vão ocorrer em 26 estados e no Distrito Federal até 14 de setembro, com organização do SENAI. O Distrito Federal tem representantes em 19, das 45 ocupações

Lucas Maciel, 20 anos, medalha de ouro em Funilaria; Rodrigo Macário, 17 anos, medalha de prata em Pintura Automotiva; os professores Vilmar Tavares, instrutor de Funilaria; e Ricardo Macário, instrutor de Pintura

Os competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI/DF) terminaram a última semana no pódio nas quatro ocupações que disputaram nas seletivas WorldSkills 2019. Em Funilaria, Lucas Maciel, 20 anos, levou a medalha de ouro. Na seletiva de Pintura Automotiva, Rodrigo Macário, 17 anos, ficou com a prata. As duas medalhas de bronze foram para Liara Mendonça de Morais, 20 anos, em Pintura Decorativa, e para Fellipe Sousa de Mendonça, 19 anos, em Soluções de Software para Negócios. As provas foram de 10 a 15 de junho, em diferentes cidades.

Com a vitória, Lucas Maciel continuará treinando para a WorldSkills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo que, no ano que vem, será em Kazan, na Rússia. “Não foi fácil chegar aqui. Todos os dias eu pensava em desistir pela grande exigência das provas, mas, hoje, vejo o quanto valeu a pena. Agora, é foco total na Rússia e estudar ainda mais”, afirma o melhor profissional de Funilaria do país.

Ao lado dele esteve o instrutor do SENAI/DF Valmir Tavares. Esta é a terceira seletiva de que o DF participa na ocupação de Funilaria. Em todas elas, o professor voltou com medalha, mas é a primeira vez que conquista o ouro. “É do plantio que fazemos a colheita. Foi muito árduo, mas hoje é dia de colher esses resultados de mais de um ano de treinamento”, explica Tavares.

Lucas Maciel disputou com Bruno Bueno, competidor de São Paulo, estado forte no setor automobilístico. Nos quatro dias de prova, os dois trabalharam na retirada da longarina (parte estrutural do veículo), no desamassamento, no airbag (com uma atividade de diagnóstico dentro da funilaria) e, por último, na reparação de carroceria com alinhamento e esquadrejamento da frente do veículo usando equipamento eletrônico. As provas foram no SENAI de Taguatinga.

PINTURA AUTOMOTIVA - Na mesma unidade, foi realizada a disputa de Pintura Automotiva em que Rodrigo Macário conquistou a prata para o DF. Marcelo Augusto dos Santos, de São Paulo, levou o ouro. “A emoção é muito boa, um sentimento de dever cumprido, e digo que não vou parar por aqui. Meu sonho agora é passar para a frente todo o conhecimento que adquiri nesse treinamento e ajudar outros competidores a conquistar medalhas em futuras competições”, diz Rodrigo.

Os competidores tiveram a missão de pintar a porta e o para-choque de um carro e de fazer um retoque localizado no para-lama, além do mascaramento de uma peça, do design, da colorimetria e da pintura tricoat – com três camadas de tinta – usando a técnica úmido sobre úmido. 

SOLUÇÃO DE SOFTWARE PARA NEGÓCIOS - Em Palmas (TO), o representante do DF Fellipe Sousa de Mendonça levou a medalha de bronze depois de disputar com oito competidores. Na ocupação de Soluções de Software para Negócios, eles precisaram resolver um problema de logística de uma empresa. A grande missão era chegar à solução por meio de sistemas de computador, utilizando programação e banco de dados. Junto de Fellipe no pódio estavam João Gabriel Rezende, de Sergipe, que levou o ouro, e Gabriel Panca Ribeiro, de Santa Catarina, com a prata.

A segunda medalha de bronze da semana veio do extremo norte do país. A competição de Pintura Decorativa, em Porto Velho (RO), deu a Liara Mendonça de Morais, do SENAI/DF, o terceiro lugar. O ouro foi para Gabriel Aparecido dos Santos, de São Paulo, e a prata, para Kathleen Melissa Ferreira, do Rio Grande do Sul. Os seis participantes da seletiva precisaram fazer as provas de pintura em porta, design, prova de velocidade, estilo livre e papel de parede.

CONFEITARIA NO DF- As seletivas de Confeitaria ocorreram na área de alimentos do SENAI de Taguatinga. O pódio foi composto por José Douglas da Silva Santos, de Alagoas, medalha de ouro; Lucas Irias Rocha, de São Paulo, com a prata; e Luiza Nascimento Batista, de Minas Gerais, com o bronze.

O DF não participou da seletiva de Confeitaria, mas foi escolhido como sede da competição pela infraestrutura do SENAI de Taguatinga, que atende aos requisitos da WorldSkills Competition.

Na prova, os seis participantes precisaram confeccionar macarons, fazer peças em açúcar, esculturas de chocolate, sobremesas empratadas e um entremet, que é uma torta gelada.

CERIMÔNIA - A premiação das Seletivas WorldSkills realizadas ao longo da semana no SENAI de Taguatinga teve a presença do gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado, do diretor regional do SENAI/DF, Marco Secco, da diretora do SENAI Taguatinga, Janaína D’Almeida, e de empresários que se interessaram pela competição.

Para Morgado, a participação do SENAI em competições mundiais é uma maneira de ver que a educação profissional brasileira está alinhada com o mundo. “Aqueles que não conseguiram o ouro não se desanimem, pois vocês já são muito melhores do que muitos profissionais que estão no mercado. Para os que conseguiram o primeiro lugar, vamos juntos nesta luta, porque a disputa é do Brasil”, afirmou o gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI .

VAGA NA WORLDSKILLS - A 45ª edição da maior competição de educação profissional do mundo será em agosto do ano que vem, em Kazan, na Rússia. Os competidores que ficaram em primeiro lugar nas seletivas seguirão na busca pela vaga na delegação brasileira da WorldSkills 2019, uma vez que será preciso manter o índice estipulado pela organização em todos os simulados realizados durante o ano.

Para alguns dos que ganharam medalha de prata, ainda existe a chance de ser realizado um desempate em novembro. Mas isso só é possível em algumas ocupações específicas e caso os dois primeiros colocados tenham alcançado pontuações muito próximas. O SENAI vai divulgar posteriormente a lista das ocupações que terão desempate.

Veja os resultados da semana:

Confeitaria

Colocação

Competidor

Delegação

1º lugar

José Douglas da Silva Santos

Alagoas

2º lugar

Lucas Irias Rocha

São Paulo

3º lugar

Luiza Nascimento Batista

Minas Gerais

Funilaria

Colocação

Competidor

Delegação

1º lugar

Lucas Maciel

Distrito Federal

2º lugar

Bruno Bueno

São Paulo

Pintura Automotiva

Colocação

Competidor

Delegação

1º lugar

Marcelo Augusto dos Santos

São Paulo

2º lugar

Rodrigo Macário

Distrito Federal

3º lugar

Icaro Moreno

Minas Gerais

Soluções de Software para Negócios

Colocação

Competidor

Delegação

1º lugar

João Gabriel Rezende

Sergipe

2º lugar

Gabriel Panca Ribeiro

Santa Catarina

3º lugar

Fellipe Sousa de Mendonça

Distrito Federal

Pintura Decorativa

Colocação

Competidor

Delegação

1º lugar

Gabriel Aparecido dos Santos

São Paulo

2º lugar

Kathleen Melissa Ferreira

Rio Grande do Sul

3º lugar

Liara Mendonça de Morais

Distrito Federal

O DF NAS SELETIVAS WORLDSKILLS 2019 - As seletivas brasileiras começaram em 3 de junho e vão ocorrer em 35 municípios de todos os estados e no Distrito Federal, até 14 de setembro, com organização do SENAI. O departamento regional do Distrito Federal tem representantes em 19 ocupações.

Além das que ocorreram nesta semana, o DF ainda vai sediar outras três disputas. Em julho e agosto, serão as seletivas das ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico, de Movelaria e de Robótica.

Na primeira semana de provas, o SENAI/DF conquistou uma medalha de bronze em Design Gráfico, na seletiva realizada em Goiânia, com o competidor Átila Ferreira Assunção.

Relacionadas

Leia mais

Aluno do SENAI de Alagoas conquista ouro em Confeitaria na seletiva para a Worldskills
Olimpíada do Conhecimento 2018: leia todas as notícias
Vagas abertas! Quem faz SENAI dá uma goleada na concorrência!

Comentários