Desmitificando o Prêmio IEL de Estágio

Saiba como se inscrever, como funciona a competição e por que participar. O IEL promove uma live sobre o assunto nesta terça-feira (9)

O Prêmio IEL de Estágio está de volta este ano para premiar práticas inovadoras de estudantes, instituições de ensino e empresas brasileiras. A competição foi criada em 2005, pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), para incentivar a busca por excelência em programas de estágio. Se você ainda não conhece, a Agência de Notícias da Indústria trouxe mais informações sobre a disputa.

Além disso, nesta terça-feira (9), às 10h, o IEL promove a live Desmitificando a inscrição no Prêmio IEL de Estágio com os organizadores e empresas que já participaram para tirar dúvidas dos interessados nessa edição.

Veja a seguir como funciona a competição, por que participar e qual é o prêmio para os vencedores:

Etapas estaduais e nacional

O Prêmio IEL de Estágio é dividido em duas fases: a regional, em que os interessados devem procurar o IEL do seu estado e seguir o calendário local; e a fase nacional, que participam os finalistas de cada estadual.

Atualmente, apenas Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo estão promovendo a etapa estadual. Se você for de outro estado que não está participando, mas tem empresa matriz em uma das opções citadas, pode se inscrever.

Para participar da etapa nacional é necessário ser classificado na etapa estadual.

Como se inscrever

Basta baixar os formulários no site da federação das indústrias do estado participante, preencher as informações, salvar no formato PDF e enviar para o e-mail de contato que consta no portal do Prêmio. Se a inscrição for para a categoria “Projetos Inovadores”, não esqueça de enviar seu termo de compromisso de estágio (TCE) ativo e o vídeo de no máximo 2 minutos contando sobre o projeto.

Categorias e prêmios

No total, existem três categorias na premiação que são “Projetos Inovadores”, “Educação Inovadora” e “Empresa Inovadora”.

Em “Projetos Inovadores” pode ser inscrito um projeto específico e são premiados todos que atuam nele: o estagiário, o supervisor e a empresa.

Já na categoria “Educação Inovadora”, a instituição de ensino é premiada. E por fim, em “Empresa Inovadora” é premiada a empresa que inova em diversas frentes, com vários projetos.

Vale reforçar que inovação não precisa ser uma grande transformação. O importante é causar impacto positivo, podendo ser somente uma mudança de processo, por exemplo.

São premiados do 1º ao 3º lugar das duas primeiras categorias. Já na terceira só uma empresa de cada porte será contemplada. Entre os prêmios há laptops, tablets, ecodots, cursos de formação, além dos certificados e troféus.

Por que participar do Prêmio IEL de Estágio favorece sua empresa?

Promover o desenvolvimento de pessoas no início de carreira, reconhecendo ideias por meio de projetos inovadores são só alguns dos motivos que favorecem sua empresa em participar do Prêmio IEL de Estágio. Fazer parte desta jornada acadêmica e transformar jovens talentos em profissionais reconhecidos reflete positivamente na empresa que participou deste processo.

O que minha empresa precisa fazer para participar da competição?

Precisa ser cliente do IEL e ter TCEs ativos com a instituição. Caso não seja, deve ter um programa de estágio em parceria com as universidades.

Relacionadas

Leia mais

Rumo ao mercado de trabalho! IEL tem mais de 1,6 mil vagas de estágio abertas pelo país!
Onde estão os vencedores do Prêmio IEL de Estágio
Pandemia transformou o estágio e formato híbrido pode ser permanente, aponta IEL

Comentários