Cursos do SENAI estimulam o empreendedorismo, mostra Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nos cursos de educação profissional do SENAI, os estudantes desenvolvem habilidades e talentos pessoais e têm despertado o espírito empreendedor

A Torfresma Industrial, fábrica de equipamentos para frigoríficos, exporta para quatro países e tem parceria para contratar alunos do SENAI

O estímulo à inovação e ao empreendedorismo nos cursos de educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é tema de reportagem do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios , da TV Globo. O programa, exibido nesse domingo (25), mostrou como o curso técnico de Mecânica Geral ajudou o empresário Claudimar Bortolin, de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, a empreender e construir uma história de sucesso.

Nos cursos de qualificação, técnicos, de nível superior ou de pós-graduação oferecidos pelo SENAI, os estudantes, além de aprenderem a executar, na prática, as atividades da profissão escolhida, conhecem as modernas tecnologias, são treinados para buscar soluções e a inovar no dia a dia do trabalho nas empresas. “O uso de equipamentos de ponta, de tecnologias avançadas e o desenvolvimento profissional, ao longo do curso, fazem com que o aluno enxergue oportunidades no mercado de trabalho, tanto na indústria, quanto oportunidades de empreender”, avalia o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado.

Nos cursos de educação profissional do SENAI, os estudantes desenvolvem habilidades e talentos pessoais e têm despertado o espírito empreendedor. Foi o caso de Claudimar Bortolin, dono da Torfresma Industrial, fábrica de equipamentos para frigoríficos, com soluções mecanizadas destinadas a agroindústrias e automação para o setor de alimentos e bebidas. Ele desenvolveu uma cadeira ergonômica que melhorou a qualidade de vida de trabalhadores na indústria frigorífica e o ajudou a iniciar um negócio bem sucedido. Hoje, sua indústria exporta equipamentos para quatro países e o crescimento de negócios é estimado em 28%, mesmo em meio à crise econômica.  “Eu tenho orgulho de dizer que sou filho do SENAI”, afirma o empresário.

Bortolin também faz questão de contratar ex-alunos do SENAI em sua indústria por meio de um programa que contrata 20 aprendizes. “Ele é uma inspiração grande para nossos alunos e tem desenvolvido um trabalho magnífico para auxiliá-los com a experiência dele para quem quiser empreender”, explica o diretor do SENAI em São Miguel do Oeste, Ivanor Finato. “A gente fica muito feliz e quem sabe a gente não tem a oportunidade de, daqui a alguns anos, contar uma história tão bonita quanto a do Claudimar”, diz Rodrigo Mulinari, aluno do SENAI, que é aprendiz na Torfresma.

Claudimar Bortolin se diz orgulhoso de ser filho do SENAI

O SENAI - O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina. Presente em 2.700 municípios brasileiros, oferece cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica em 28 áreas industriais. Desde que foi criado, há 74 anos, já formou mais de 68 milhões de brasileiros. Em 2015, registrou 3.415.058 matrículas em cursos de formação inicial e continuada, técnicos (de nível médio) e ensino superior.

O SENAI investe na atualização de currículos, na formação dos docentes e em tecnologias educacionais, como simuladores de última geração e materiais didáticos inovadores, como aplicativos de realidade aumentada. Tudo isso estimula o aprendizado e aproxima os estudantes das práticas industriais.

A excelência da educação profissional do SENAI é reconhecida em todo o mundo. Os alunos do SENAI ficaram em primeiro lugar na 43ª edição da WorldSkills , a olimpíada internacional de profissões técnicas, que reuniu 1.189 competidores de 59 países, em  agosto de 2015, em São Paulo.

Os resultados da educação profissional são vistos no mercado de trabalho: 65% dos ex-alunos SENAI que concluíram o ensino técnico em 2014 conseguiram trabalho em até um ano após a formatura.

Para conhecer mais sobre cursos de educação profissional, procure a escola do SENAI mais perto de você ou consulte o site.

SAIBA MAIS - Quer saber mais sobre o SENAI? Entre no site ! Para assistir à reportagem completa da TV Globo, acesse o site do Pequenas Empresas & Grandes Negócios .

Leia também

Relacionadas

Leia mais

Escolas do SENAI abrem as portas com palestras e oficinas gratuitas
SENAI abre mais de 22 mil vagas para cursos com início em setembro e outubro
5 dicas para escolher um bom curso técnico

Comentários