Conheça o novo site do SESI Lab

Novo centro de arte, ciência e tecnologia do SESI e do SENAI tem previsão de abertura ao público, em Brasília, em 2022

Está no ar o novo site do SESI Lab, uma ferramenta disponível para que a população possa acompanhar as etapas da obra, além da divulgação da agenda de eventos, exposições, seminários, oficinas, publicações e atividades culturais e educativas do museu tecnológico. Localizado no coração de Brasília, o espaço contará com uma programação multidisciplinar, criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos.

Veja a galeria de fotos das obras do SESI Lab.

O SESI Lab é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que irá promover a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.  A abordagem educacional será interdisciplinar e criativa, inspirando atos que no presente criem possibilidades para o futuro.

A implementação do projeto conta com a assessoria técnica do Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo, com mais de 40 anos de experiência, localizado em São Francisco (EUA). 

Para o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, o SESI Lab será um espaço para compartilhar conhecimentos sobre ciência, tecnologia e inovação de forma interativa, lúdica e conectada a questões do cotidiano. “Estamos falando de um projeto inédito no país destinado a professores, alunos, cientistas, indústria e sociedade em geral que trará o diferencial para o aprendizado, a ideia é inspirar essas pessoas a agirem no presente para criar possibilidades de futuro”, ressaltou.

Revitalização visa transformar área em corredor cultural

Para essa implantação, além da revitalização e restauração do Edifício que abrigará o SESI Lab, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o projeto prevê a criação de um anfiteatro externo para atividades culturais ao ar livre, galerias de exposições, áreas de oficinas educativas, espaço maker, loja e café. 

A área entre o antigo Edifício Touring Club do Brasil e a Biblioteca Nacional da República, por onde passam cerca de 60 mil pessoas por dia, foi adotada pelo SESI, por meio do programa Adote uma Praça do em parceria com o governo do Distrito Federal. 

A adoção dos dois espaços públicos quer conectar o SESI Lab com seus arredores, com o objetivo de requalificar a área, torná-la mais segura e agradável à circulação de pedestres, além de compor o corredor cultural composto pela Biblioteca Nacional, Museu Nacional e a Catedral de Brasília. 

O projeto arquitetônico e de requalificação da área externa foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

Relacionadas

Leia mais

SESI Lab: projeto inclui revitalização de área central de Brasília
SESI investe em plataforma de robótica on-line
Equipes do SESI são finalistas do maior prêmio de inovação da robótica

Comentários