Competidores do mundial de profissões técnicas recebem incentivo de autoridades e do presidente da CNI

Robson Braga de Andrade, parlamentares e o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes encontraram-se, neste sábado (14), com jovens brasileiros que participam da WorldSkills em Abu Dhabi

A delegação brasileira que está em Abu Dhabi para competir na WorldSkills, o maior torneio internacional de profissões técnicas, recebeu palavras de incentivo, neste sábado (14), do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, de parlamentares brasileiros e dos presidentes de federações das indústrias. O grupo vai acompanhar o torneio mundial e participar do encontro Brasil-Emirados Árabes Unidos. O evento empresarial é realizado em parceria com a Embaixada do Brasil e tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ao se encontrar com os jovens brasileiros, o presidente da CNI avaliou que eles são exemplos do que de melhor o Brasil tem a mostrar ao mundo. “Tenho certeza que vocês vão fazer todo o possível para mostrar o que o Brasil é na formação profissional. No Brasil temos problemas, mas temos muitas coisas boas. Temos realmente uma educação profissional que é fantástica, que coloca o trabalhador da indústria brasileira entre os melhores do mundo e vocês são a representação desses trabalhadores aqui em Abu Dhabi”, afirmou.

Ele elogiou ainda a dedicação dos competidores ao treinamento – que, em alguns casos, chegou a três anos – e disse estar na torcida por um bom resultado no torneio. “Todos nós confiamos no trabalho de vocês, na seriedade com que vocês encaram a educação profissional”, disse o presidente da CNI dirigindo-se aos jovens. “A educação profissional está cada dia mais valorizada, mais importante como maneira de contribuir com o crescimento e com o desenvolvimento. Só o fato de vocês terem chegado aqui já significa que estão entre os melhores do mundo.” A delegação brasileira tem 56 alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que vão competir em 50 ocupações. O Brasil é o atual campeão do torneio, título conquistado em 2015.

Nas provas, que serão realizadas entre domingo (15) e quarta-feira (18), os participantes devem completar provas que reproduzem o dia a dia das profissões técnicas, como Automação Industrial, Mecatrônica, Confeitaria, Web Design, Tecnologia da Moda, entre outras. Os competidores precisam completar os desafios no tempo exigido e dentro de padrões internacionais de qualidade. A WorldSkills Competition reúne mais de 1.200 jovens de 68 países em 52 ocupações. Os competidores são estudantes de cursos de educação profissional de até 23 anos de idade no ano em que se realiza o torneio.

O MELHOR DO BRASIL – O senador Cristovam Buarque (PPS-DF), presente ao encontro, também avaliou que os jovens brasileiros estão “entre as coisas boas do país”. “O nosso amigo Robson falou que o Brasil tem muitos problemas, mas também tem coisas boas, e entre essas coisas boas estão vocês. Vocês são capazes de nos representar fora em algo tão importante que é a formação profissional”, disse. Ele defendeu ainda maior investimento em educação profissional. “O Brasil precisa ter um sistema de ciência e tecnologia desenvolvida que passe por universidades, mas são vocês (os competidores) que fazem com que as coisas aconteçam na hora de transformar a natureza como ela é nos produtos que nós usamos”, explicou.

Integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o deputado Alex Canziani (PTB-PR) também fez um discurso de incentivo aos competidores: “Deem o melhor de si porque vocês vão estar representando não somente vocês, sua escola, seu estado, mas vocês vão representar o nosso Brasil”, alertou. Participaram do encontro ainda os senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Roberto Muniz (PP-BA), o deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE) que também é diretor-secretário da CNI, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igreja, e o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

A delegação de competidores apresentou o seu grito de guerra às autoridades brasileiras e agradeceu as palavras de incentivo. “É incrível o quanto eles conseguem nos motivar para que a gente consiga atingir nossos objetivos aqui em Abu Dhabi. Está sendo uma experiência muito boa e nos sentimos abraçados por todo o Brasil representado por eles”, avaliou Sérgio Alves Santos, 20 anos, que vai competir na Ocupação Solução de Software para Negócios.

O time brasileiro foi selecionado após uma bateria de provas com estudantes de educação profissional em 32 cidades. Desde setembro do ano passado, eles participaram de preparação coordenada pelo SENAI, a instituição credenciada junto à WorldSkills. Eles passaram por treinamento técnico, físico e comportamental, que contou também com palestras motivacionais. Antes disso, os jovens superaram seletivas em suas escolas e campeonatos estaduais.

Na última edição da competição, realizada em São Paulo, a delegação brasileira obteve a melhor posição no ranking ao conquistar 27 medalhas. Agora, a expectativa é por um resultado semelhante na capital dos Emirados Árabes. Mais do que uma emocionante disputa, a WorldSkills integra o sistema de avaliação dos cursos do SENAI. O desempenho dos alunos forma um conjunto de indicadores que ajuda a instituição a avaliar a qualidade da educação profissional e a atualizar os currículos dos seus cursos. Além disso, o conhecimento adquirido durante os torneios reverte-se em novas práticas pedagógicas levadas às salas de aula que beneficiam todos os seus alunos, influenciando na qualidade da educação profissional oferecida no Brasil.

ENCONTRO EMPRESARIAL – O 1º Encontro Empresarial Brasil-Emirados Árabes Unidos reúne, na próxima terça-feira (17), presidentes das Federações das Indústrias e empresários ligados à Câmara de Comércio de Abu Dhabi. Estão confirmados ainda representantes do ADIA (Abu Dhabi Investment Authority), o maior fundo do Oriente Médio, responsável pelo investimento do excesso das receitas de petróleo do Emirado, e o Dubai FDI (Dubai Foreign Direct Investment Agency). Os brasileiros vão apresentar oportunidades de investimentos em segmentos como moveleiro, confecções, construção de edifícios, mineração, calçados, químico, automotivo, alimentos, tecnologia da informação, na cadeia de petróleo e gás e parcerias com empresas de logística e energia.

COBERTURA COMPLETA:
- Assista a todos os episódios do programa de TV Brasil na WorldSkills.
- Veja as fotos do dia a dia da nossa delegação em Abu Dhabi no Flickr da CNI.
- Conheça os nossos competidores na WorldSkills 2017
- Acompanhe a participação do Brasil no mundial em um site especial aqui no Portal da Indústria!

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Do deserto aos testes em equipamentos - o dia dos competidores do SENAI em Abu Dhabi
Competidores da WorldSkills têm surpresas ao conhecer equipamentos que serão usados nas provas do torneio mundial
VÍDEO: Brasil tem adversários de peso na WorldSkills 2017

Comentários