CNI e FIETO realizam encontro do projeto Educação para o Mundo do Trabalho

Evento aconteceu em Palmas no Centro de Educação Empresarial do SEBRAE. Participaram do encontro agentes educacionais, professores, pedagogos, líderes sindicais, técnicos de ensino e gestores da área de educação

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, por meio do Serviço Social da Indústria - SESI e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, realizou nesta sexta - feira, 30, o encontro do projeto Educação para o Mundo do Trabalho, que é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria - CNI. O evento aconteceu durante toda a manhã em Palmas no Centro de Educação Empresarial do SEBRAE.

Participam do encontro agentes educacionais, professores, pedagogos, líderes sindicais, técnicos de ensino e gestores da área de educação. O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Tocantins -SIG/TO e conselheiro da FIETO, Sérgio Tavares, que na ocasião representou o presidente da instituição, Roberto Pires. A abertura contou também com uma palestra do professor e filósofo Francisco Cordão, integrante do Conselho Nacional de Educação.
 "Nós esperamos criar nesses eventos uma agenda permanente de ações para melhorar o índice educacional e de qualificação de jovens de 18 a 14 anos. No dia 30 de outubro, lançaremos as informações coletadas em todos os estados da federação e a partir do ano que vem estaremos monitorando a implementação delas", afirmou Hydnea Barreto, especialista de negócios industriais da CNI e uma das articuladoras do projeto.

Para o superintendente do SESI Tocantins, Charles Alberto Elias, é a união entre toda a sociedade que pode fazer a diferença. "O lançamento desse projeto foi muito importante, pois envolveu toda a sociedade: governo, empresários, instituições etc. E é essa articulação integrada que deve fortalecer e transformar a realidade educacional do país", destacou.

Já para Raimunda Tavares, diretora regional do SENAI, a instituição está alinhada as definições e já enfrenta esse grande desafio. "Nós trabalhamos diretamente com essa realidade e estamos fortalecendo nossas escolas e cursos para fornecer ao aluno o conhecimento necessário para inserção no mercado de trabalho. Além disso, estamos investindo em inovação nas práticas pedagógicas e na valorização dos professores, instrutores e técnicos do SENAI", afirma lembrando que a instituição tem aumentado o numero de vagas e ampliado o atendimento na capital e no interior do Tocantins.

Na parte da tarde, os participantes do encontro irão formular as propostas e diretrizes que serão levadas e integradas à agenda nacional da CNI. Os dados coletados em todas as federações serão apresentados no evento de lançamento no dia 30 de outubro em Brasília.

A Deputada Federal Dorinha Seabra também esteve presente no evento e frisou a importância da iniciativa. "Qualquer país que visa crescer tem investido fortemente na educação básica para dar condições para o exercício da cidadania e inclusão no mundo do trabalho. O programa tem um foco importante e eu particularmente não vejo crescimento econômico se não houver informação e qualificação", completa.

Educação para o Mundo do Trabalho

Educação para o Mundo do Trabalho é um projeto que visa desenvolver ações de curto e médio prazo para elevar a escolaridade e a qualificação de jovens entre 18 e 24 anos. De acordo com a CNI, mais de 2 milhões de pessoas nessa faixa etária pararam de estudar e estão fora do mercado de trabalho. Além disso, o programa visa elevar o nível educacional dos trabalhadores já empregados na indústria.

Relacionadas

Leia mais

FIETO reúne contadores em capacitação controle da produção e estoque
Empresários do Tocantins visitam o SENAI CETIQT
SENAI de Tocantins lança portal para aproximar profissionais das vagas abertas na indústria

Comentários