Cerimônia une arte e tecnologia de ponta na abertura da Olimpíada do Conhecimento 2016

Maior competição de educação profissional das Américas teve início nesta quarta-feira. Com apresentação de Marcelo Tas, o evento promoveu um espetáculo com performances ligadas a sete áreas tecnológicas

O apresentador Marcelo Tas animou a plateia e exaltou a importância da educação profissional

A maior competição de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento , começou nesta quarta-feira (09), em Brasília, com cerimônia de abertura que reuniu seis mil pessoas no Ginásio Nilson Nelson. Entre eles, estavam os 1.200 competidores desta grande celebração ao conhecimento.

Com apresentação do mestre de cerimônias Marcelo Tas , o evento começou com o desfile das 26 delegações e mostrou, para uma plateia alegre e animada, um espetáculo com performances ligadas a sete áreas tecnológicas: Construção e Edificação, Tecnologias de manufaturas, Tecnologias da informação e Comunicação, Transporte e Logística, Moda e Criatividade, Engenharias Agrícolas e Pecuária e Serviço. Essas são as áreas que terão desafios por equipe durante os quatro dias de competição, que começa amanhã (10).

As delegações dos estados e do Distrito Federal assistiram ao espetáculo visual, com um show de música ao vivo e dança contemporânea sincronizados com projeções mapeadas. No palco, um balé real interagia com imagens 3D, em um show de luzes e ritmo que levantou a plateia.

Os competidores assistiram a um espetáculo de música, dança e projeções mapeadas no palco

O show terminou em uma grande festa de boas vindas na área central do ginásio, em que os competidores foram convidados a cantar e dançar. “Vocês são as estrelas dessa olimpíada”, declarou Marcelo Tas, ao convidar os jovens a aproveitarem a festa.

Na cerimônia, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) , Robson Braga de Andrade, ressaltou que “esses dias de competição vão revelar talentos e mostrar para o Brasil inteiro que todas as escolas do SENAI estão preparadas para formar jovens muito competentes”.

Iberê Thenório entrevistou jovens talentos da plateia

Projetos inovadores - A cerimônia também teve participação especial de Iberê Thenório, criador do site Manual do Mundo , especializado em experiências científicas. Ele circulou pela plateia e entrevistou dois competidores de Goiânia, ambos de nome João Vítor, que criaram o projeto do “plastisseiro”, um travesseiro feito com copos e sacolas plásticas. O travesseiro é preenchido pelo material reaproveitado, que substitui a espuma, o que faz dele um produto econômico e ecológico.

Os estudantes higienizaram a matéria-prima utilizada no enchimento com hipoclorito de sódio. Além de reutilizar material plástico, o travesseiro não permite a proliferação de ácaros. “É um produto econômico, ambiental e ecológico”, explicam os jovens, que estudaram Processos Gráficos e Robótica no SENAI de Vila Canaã, de Goiânia (GO).

Cerimônia de Abertura OC2016

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas acontece de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI , neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe. Leia todas as notícias sobre a OC2016 .

SAIBA MAIS

 

Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Confira o site oficial da OC2016
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Da pedra ao robô automatizado: exposição apresenta a evolução das ferramentas e profissões
SENAI é referência internacional em desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho
Participação em torneios de educação profissional faz a diferença na vida de ex-competidores

Comentários