Barcos-escola do SENAI já qualificaram mais de 56 mil pessoas na região Norte

Samaúma I e Samaúma II atuam há 38 anos nos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá. Nesse período, 65 municípios foram atendidos nas salas de aula itinerantes de educação profissional

O primeiro barco-escola da Rede SENAI foi inaugurado em 17 de fevereiro de 1979

As unidades fluviais do SENAI, os barcos-escola Samaúma I e Samaúma II completam, nesta semana, mais um ano de educação profissional destinada aos moradores de municípios banhados pelos rios da Amazônia. O Samaúma I está ancorado em Vitória do Jari (AP) e o Samaúma II, em Maués, distante 356 quilômetros de Manaus, de onde seguirá para Anori, também no Amazonas.

Ao longo de 38 anos, com o barco-escola pioneiro Samaúma I e o novato, na ativa há três anos, o SENAI já promoveu formação profissional a mais de 56 mil alunos em 65 municípios do Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá, com a realização de 159 atendimentos em cidades e comunidades da Amazônia.

“Com o Samaúma I e II cumprimos a missão desafiadora de navegar até os locais de difícil acesso à educação e compartilhar com seus moradores o conhecimento profissional do SENAI. Professores passam ali dois meses e promovem o ensino dentro e fora do barco, transformando para melhor a vida de pessoas e famílias de municípios da Região Norte do Brasil”, diz o diretor regional do SENAI Amazonas, Rogério Pereira.

DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Há quase quatro décadas, o Barco-Escola Samaúma I faz jus ao nome que recebeu em homenagem a uma das maiores árvores da floresta amazônica. A samaumeira é uma árvore com mais de 30 metros de altura, que solta sementes leves e cheias de painas que são carregadas pelo vento a quilômetros de distância, sendo essas germinadas onde cai. Assim funcionam os barcos-escola na disseminação da educação profissional.
 
O primeiro barco-escola da Rede SENAI foi inaugurado em 17 de fevereiro de 1979 e atua para promover a geraçãção de novos negócios, de emprego e renda em cidades distantes dos centros comerciais do norte do país.
 
Para reforçar e ampliar a missão da unidade fluvial pioneira, o Samaúma II foi inaugurado em 14 de fevereiro de 2014. Trata-se de embarcação maior e mais moderna de escola flutuante e itinerante. Juntos, os dois Samaúmas têm capacidade de aportar em oito municípios por ano e oferecer entre 14 a 20 cursos nos segmentos da construção civil, alimentos, confecção do vestuário, mecânica, informática, atendimento ao cliente, eletricidade, meio ambiente, entre outros.
 
Anualmente, o SENAI Amazonas recebe pedidos de prefeituras que solicitam atendimento dos barcos e suas estadias em seus portos. A demanda é avaliada pela diretoria do SENAI que estuda as vocações de cada cidade para alinhar os cursos que serão oferecidos de acordo com o potencial econômico da cidade.
 
“Nosso compromisso de mais um ano com o funcionamento dos dois Samaúmas é ensinar, transformar e navegar entre os rios que cortam a maior floresta tropical do mundo, indo até os alunos do interior, semeando conhecimento, profissionalização e o despertar dos alunos do SENAI para uma profissão e empreendedorismo”, afirma Rogério Pereira. O próximo atendimento do Samaúma II será em Laranjal do Jari (AP).

Relacionadas

Leia mais

11 depoimentos de empresários, políticos, educadores e estudantes que comprovam a excelência do SENAI
Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Marcatonio Vilaça para as Artes Plásticas
11 cursos do SENAI direcionados à Indústria 4.0

Comentários