Alunos do SENAI de Sergipe disputam etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

Neste evento, 39 alunos competirão em 13 ocupações profissionais. Eles terão que realizar projetos-testes que são situações reais enfrentadas no ambiente de trabalho

A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento em Sergipe será realizada em Aracaju, em duas Unidades de Ensino do SENAI (CETCC na Rua Propriá, 201-Centro e no CETAF, na Av. Tancredo Neves, 2001-DIA), no período de 22 a 25 de maio.

Neste evento 39 alunos competirão em 13 ocupações profissionais: Construção em Alvenaria, Aplicação em Revestimento Cerâmico, Tornearia, Mecânica de Manutenção, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Eletrônica Industrial, Mecânica de Automóveis, Segurança do Trabalho, Web Design, Design Gráfico, Solução em Software, Instalação e Manutenção em Redes.

A competição consiste em realizar projetos-testes que são situações reais enfrentadas no ambiente de trabalho. Haverá simulação de defeitos em automóveis, máquinas, equipamentos, desafio de programação de máquinas, criação de softwares e de páginas na web, interpretação de projetos e construção em alvenaria, colocação de revestimento cerâmico, entre outros.

As provas terão duração média de 21 horas e serão realizadas nos ambientes de aprendizagens utilizados pelo SENAI.

O evento tem como objetivos incentivar melhores níveis de desempenho dos alunos em sua ocupação, oportunizar a vivência em situações semelhantes à realidade, estimular o desenvolvimento de competências profissionais requeridas, avaliar o processo ensino-aprendizagem e promover o intercâmbio entre empresa e aluno - futuro profissional no mercado.

A solenidade de abertura foi prestigiada com a presença de Conselheiros, Prefeitura, Petrobras, Presidentes de Sindicatos, ONGs, várias empresas parceiras, funcionários, docentes, alunos e alguns familiares. Em sua fala o Diretor Regional Paulo Sérgio Bergamini, destacou a oportunidade que os alunos do SENAI estão tendo, através do acesso a educação profissional de qualidade e também por participarem da Olimpíada do Conhecimento, "é uma vitrine para as empresas que buscam profissionais bem capacitados e com um ótimo desempenho. Inclusive o SENAI tem contratado ex-alunos competidores para a formação do seu quadro de docentes. É uma experiência de vida para o aluno pois contribui fortemente para a sua formação favorecendo a sua capacidade em vencer desafios impostos pelo mercado de trabalho ".

O projeto Olimpíada do Conhecimento avalia o desempenho dos alunos com base nas competências básicas, de gestão e específicas necessárias à formação do perfil do profissional de hoje. "Ele deve estar apto a conquistar seu espaço no mercado de trabalho em qualquer parte do mundo. Para isto, os descritivos técnicos que norteiam as provas são baseados na World Skills, competição internacional que ocorre a cada dois anos em um dos países dos continentes.", falou a Delegada Técnica Regional e Coordenadora da Olimpíada em Sergipe.

O aluno Maycon Gomes representou os competidores assumindo o compromissos de ser fiel aos princípios éticos, aos pilares da educação profissional cumprindo as normas técnicas e de segurança. O docente e avaliador líder Flávio Ribeiro destacou o comprometimento dos colegas avaliadores com o processo avaliativo comprometendo-se com a qualidade na execução do evento.

Nos primeiros dias do evento as Unidades receberam visitação de alunos, representantes das empresas e comunidade. Os eventos simultâneos estão acontecendo nas duas Escolas com registro de presença de mais de 700 pessoas.

Também visita a Olimpíada em Sergipe três gestores do Departamento Regional da Bahia, a Assessora de Educação do Departamento Regional da Bahia, Aylana Gazar que destacou "a Olimpíada do Conhecimento é de grande relevância para o SENAI , é uma oportunidade ímpar para avaliar e repensar as nossas estratégicas e ações educacionais. O aluno tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e potencializar suas habilidades, para o instrutor a oportunidade de criar e renovar sua prática educativa, para a escola e instituição como um todo a visibilidade de suas ações com o selo de garantia de qualidade do SENAI."

Dia 25 de maio haverá a solenidade de encerramento e premiações comemorando também o dia da Indústria.

Relacionadas

Leia mais

SENAI vai reestruturar educação profissional da Costa do Marfim
REPORTAGEM ESPECIAL: Educação é agente transformador e fator de competitividade
Jovens pedem escola mais flexível e inclusiva em evento Educação 360, realizado pelos jornais O Globo e Extra

Comentários