A digitalização é o processo de converter atividades analógicas e manuais em tarefas automatizadas e digitais. Essa mudança é impulsionada conforme as tecnologias avançam e permitem que empresas de todos os tamanhos se tornem mais eficientes.
A modernização passa pelo mapeamento do modelo de negócios atual e pela criação de novos modelos, baseados em produtos e ferramentas digitais.Também envolve a integração de tecnologias para a criação de um sistema contínuo e eficaz.
A tendência é que essa migração para o ambiente virtual cresça à medida que mais empreendedores entendam os benefícios da digitalização. Você sabe quais são?
O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), listou 6 das principais vantagens da digitalização para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Confira:
1. Aumento de produtividade
A digitalização envolve a redução de tarefas repetitivas, que passam a ser realizadas de forma automatizada, por ferramentas digitais que reduzem as chances de erros e liberam os recursos humanos da empresa para atividades mais estratégicas.
Em outras palavras, a digitalização permite que os negócios de uma empresa se tornem mais eficientes. De acordo com estudo realizado pela consultoria McKinsey, as empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento até três vezes maior que as demais.
2. Redução dos custos operacionais
A digitalização de negócios também reduz os custos operacionais. Basicamente, ela possibilita uma gestão de fluxo de caixa mais acurada, com controles precisos de gastos, custos e contas a pagar. Além da possível redução de custos, ao incentivar a criação de novos modelos de negócios, a digitalização permite que a empresa descubra novas fontes de receita.
3. Melhora da experiência do cliente
Outra vantagem da digitalização para micro, pequenas e médias empresas é que ela ajuda a fornecer uma melhor experiência ao cliente e melhora a comunicação.
Também possibilita que o negócio funcione além do horário comercial, por meio de novos canais como o e-commerce ou as redes sociais.
- Confira também: Como organizar a vida financeira da sua empresa!
4. Integração de processos internos
A digitalização aumenta a consistência na saída do trabalho. Isso porque ela cria padrões para que todos que executam determinada tarefa sigam as mesmas instruções.
O resultado são saídas mais consistentes — o que, por sua vez, aumenta a satisfação do cliente.
Isso facilita também o alinhamento de objetivos da empresa, dos colaboradores e de clientes. Nesse sentido, as bases de dados adquirem um papel fundamental para a tomada de decisão e para a execução das tarefas.
5. Abertura de novas possibilidades de mercado
Digitalizar o negócio também possibilita explorar novos mercados. O processo elimina barreiras geográficas e facilita a experimentação, permitindo à empresa alcançar diferentes públicos com produtos e serviços inovadores.
6. Fortalecimento da marca
Por último, com processos otimizados e produtos inovadores, é possível conquistar a fidelização do cliente. Além do aumento de receita, isso gera valor à marca e dá ao negócio uma vantagem competitiva no mercado.
- Conheça outros temas: Economia, Economia Circular, Propriedade Intelectual, Licenciamento ambiental, Novo Ensino Médio, Reforma Tributária , Retomada do Crescimento