A indústria brasileira surgiu no século 19 e foi crescendo aos poucos. Ganhou força a partir da década de 1930, quando recebeu incentivos de alguns governos.
Atualmente, o setor industrial do Brasil é responsável por 22% do Produto Interno Bruto, 49% das exportações e 67% da pesquisa e desenvolvimento do setor privado. Além de 20% dos empregos formais.
Para cada R$1 produzido pelo setor, são gerados R$2,40 na economia nacional.
Neste sábado, dia 25 de maio, se comemora o dia da indústria. A data foi escolhida, para homenagear Roberto Simonsen, que faleceu neste dia, em 1948. Ele é uma das personalidades mais importantes da história da indústria brasileira. Nasceu em Santos, em 1889.
Engenheiro, intelectual, escritor, político e empresário, em 1935 assumiu a presidência da Confederação Industrial do Brasil (CIB), que logo depois passou a se chamar Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 1937, assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Em 1945 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Estava em uma sessão no Salão Nobre da ABL quando faleceu.