VÍDEO: Em casa, no trabalho, em todos os lugares. A indústria faz parte da sua vida

Em 25 de maio se comemora o Dia da Indústria. O setor é responsável por 22% do Produto Interno Bruto, 49% das exportações e 20% dos empregos formais do Brasil

A indústria brasileira surgiu no século 19 e foi crescendo aos poucos. Ganhou força a partir da década de 1930, quando recebeu incentivos de alguns governos. 

Atualmente, o setor industrial do Brasil é responsável por 22% do Produto Interno Bruto, 49% das exportações e 67% da pesquisa e desenvolvimento do setor privado. Além de 20% dos empregos formais.

Para cada R$1 produzido pelo setor, são gerados R$2,40 na economia nacional.

Neste sábado, dia 25 de maio, se comemora o dia da indústria. A data foi escolhida, para homenagear Roberto Simonsen, que faleceu neste dia, em 1948. Ele é uma das personalidades mais importantes da história da indústria brasileira. Nasceu em Santos, em 1889.

Engenheiro, intelectual, escritor, político e empresário, em 1935 assumiu a presidência da Confederação Industrial do Brasil (CIB), que logo depois passou a se chamar Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 1937, assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Em 1945 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Estava em uma sessão no Salão Nobre da ABL quando faleceu. 

Relacionadas

Leia mais

Reforma tributária vai tornar indústria mais competitiva, diz CNI
5 fatos que mostram como o SESI e o SENAI aumentam a competitividade brasileira
VÍDEO: Como se preparar para as profissões do futuro? Veja o que dizem os especialistas

Comentários