Reforma tributária deve promover o crescimento econômico

Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR) diz que atual sistema de arrecadação de impostos é contra a produção e o emprego

O sistema tributário brasileiro é contra a produção e o emprego. A afirmação foi feita pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR), durante a reunião do Fórum Nacional da Indústria, realizada nesta sexta-feira (12), em São Paulo. Relator da reforma tributária no Congresso, Hauly destacou que os incentivos fiscais, a sonegação e a elisão são as principais características do sistema de arrecadação de impostos no Brasil.

“Temos um sistema caótico, um manicômio tributário”, disse o deputado aos líderes empresariais, que participam do Fórum, órgão consultivo da diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Hauly defende uma reforma que tenha como foco o crescimento da economia.

Segundo Hauly, hoje o Brasil tem a 20ª maior carga tributária do mundo. Isso, associado à complexidade do sistema, prejudica o crescimento econômico. A proposta de reforma que ele defende no Congresso prevê, entre outros pontos, a substituição dos impostos sobre o consumo pelo IVA, a redução dos tributos sobre os alimentos e remédios, a desoneração das importações de máquinas e equipamentos, a manutenção do Supersimples e o fim da guerra fiscal. Entre as “regras de ouro” da proposta está a manutenção da carga tributária.

Coordenada pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a reunião do Fórum discutiu ainda o andamento das reformas trabalhista e da Previdência. O Fórum é formado por presidentes de 44 associações nacionais setoriais da indústria, dos Conselhos Temáticos da CNI e de federações de indústrias.

Relacionadas

Leia mais

Aumento de barreiras não-tarifárias afeta indústrias brasileiras
Indústria propõe 25 medidas para revitalizar agenda econômica do Mercosul
Congresso precisa manter agenda de reforma, diz Efraim Filho

Comentários