Parcerias setoriais podem ampliar comércio Brasil-Estados Unidos

Acordo entre Embraer e Boeing pode servir de modelo para a cooperação tecnológica e o fortalecimento de outros setores da economia, avaliaram empresários na reunião do CEBEU

Se dependesse das indústrias brasileira e norte-americana, Brasil e Estados Unidos já teriam assinado um acordo de livre comércio. Mas, no momento, essa opção é inviável. O Brasil está atrelado ao Mercosul e qualquer acordo precisa ser negociado com os países do bloco. A saída poderia ser as parcerias setoriais, concluíram os empresários reunidos na 30º plenária do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU), realizada nesta segunda-feira, 15 de outubro, em Brasília. 

No evento, o ministro Carlos Henrique Abreu e Silva, chefe do Departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Ministério das Relações Exteriores, lembrou  do bem sucedido Memorando de Entendimento sobre Parceria em Aviação. Esse memorando trata da primeira parceria comercial setorizada e exigiu um grande esforço das duas principais interessadas, a Embraer e a Boeing, com seus governos. Os resultados serão apresentados no próximo dia 23 de outubro, em Washington, dos Estados Unidos, pelo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, e a secretária americana de Estado, Hillary Clinton. Eles preparam um documento para mostrar o fortalecimento da cadeia produtiva da aviação entre os dois países. 

“A parceria em aviação é uma iniciativa setorial. Não me atreveria em dizer que é uma tendência”, ressalvou  Abreu e Silva. Apesar disso, empresários presentes disseram que é possível avançar em parcerias semelhantes em setores como tecnologia da informação e comunicação, têxtil e confecções. Para isso, o Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC) está fazendo uma pesquisa para identificar as áreas em que acordos bilaterais têm chances de prosperar. 

Ouça o que disse a Secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres clicando aqui.

Ouça a reportagem da Rádio Indústria clicando aqui.

CEBEU

Relacionadas

Leia mais

Goiânia receberá exposições do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
CNI recebe, na quarta-feira (28), às 14h30, secretário-geral da OCDE para discutir tema chave da adesão do Brasil à entidade
Comandante do Exército recebe homenagem da CNI

Comentários