Números do CAGED mostram que a indústria tem ajudado na recuperação econômica da Paraíba

O setor apresentou um saldo positivo de 886 novos postos de trabalho no estado, o que supera setores como a Agropecuária e Serviços

O setor industrial está com um saldo positivo para empregos

Os dados do Novo Cadastro Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o Novo CAGED mostram que o setor industrial tem colaborado na retomada econômica da Paraíba. Mesmo num cenário de pandemia de Covid-19, o estado tem registrado nos últimos dois meses, um saldo positivo de empregos, e a indústria tem colaborado de forma decisiva para isso.

Em julho, o setor apresentou um saldo positivo de 886 novos postos de trabalho na Paraíba, superando setores como: a Agropecuária, que gerou 426 vagas; a Construção Civil, que gerou 229 vagas; o setor de Serviços, que apresentou um saldo negativo de menos 300 vagas; e o Comércio, que também teve um decréscimo de 30 vagas.

Em Campina Grande, a indústria admitiu 391 trabalhadores e demitiu 191, gerando um saldo positivo de 226 postos de trabalho no mesmo período.

“Realmente o número de admissões e demissões no setor industrial, em Campina Grande, é surpreendente, porque a cidade teve um superávit de 226 admissões, superior as demissões. Isso supera as cidades de João Pessoa, Recife e Caruaru, que tiveram um decréscimo na criação de postos de trabalho", explica o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Francisco de Assis Benevides Gadelha. 

"O comportamento da população no enfrentamento das crises é bem diferente de qualquer outra cidade aqui da região, o que acaba ajudando. Nesse caso específico a indústria de transformação e da construção civil foram responsáveis por essa geração de emprego”, completou Francisco.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Paraíba possui mais de 5 mil empresas industriais, que juntas são responsáveis por 16,6% dos empregos formais no estado. O PIB Industrial paraibano é de R$ 8,4 bilhões, de acordo com dados da confederação.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Novo site da CNI contribui para debate sobre a reforma tributária
Peso dos tributos atinge indústria com maior intensidade
Alunos do SESI criam manual de como sobreviver durante a pandemia

Comentários