
Os dados do Novo Cadastro Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o Novo CAGED mostram que o setor industrial tem colaborado na retomada econômica da Paraíba. Mesmo num cenário de pandemia de Covid-19, o estado tem registrado nos últimos dois meses, um saldo positivo de empregos, e a indústria tem colaborado de forma decisiva para isso.
Em julho, o setor apresentou um saldo positivo de 886 novos postos de trabalho na Paraíba, superando setores como: a Agropecuária, que gerou 426 vagas; a Construção Civil, que gerou 229 vagas; o setor de Serviços, que apresentou um saldo negativo de menos 300 vagas; e o Comércio, que também teve um decréscimo de 30 vagas.
Em Campina Grande, a indústria admitiu 391 trabalhadores e demitiu 191, gerando um saldo positivo de 226 postos de trabalho no mesmo período.
“Realmente o número de admissões e demissões no setor industrial, em Campina Grande, é surpreendente, porque a cidade teve um superávit de 226 admissões, superior as demissões. Isso supera as cidades de João Pessoa, Recife e Caruaru, que tiveram um decréscimo na criação de postos de trabalho", explica o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Francisco de Assis Benevides Gadelha.
"O comportamento da população no enfrentamento das crises é bem diferente de qualquer outra cidade aqui da região, o que acaba ajudando. Nesse caso específico a indústria de transformação e da construção civil foram responsáveis por essa geração de emprego”, completou Francisco.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Paraíba possui mais de 5 mil empresas industriais, que juntas são responsáveis por 16,6% dos empregos formais no estado. O PIB Industrial paraibano é de R$ 8,4 bilhões, de acordo com dados da confederação.
A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise
Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.