Nova alta dos juros prejudica recuperação da economia, avalia CNI

Na avaliação da CNI, o Banco Central deveria considerar a forte desaceleração da economia, a queda no emprego e os efeitos do ajuste fiscal nas políticas de controle à inflação

O aumento dos juros básicos da economia para 13,75% ao ano, anunciado nesta quarta-feira (6), pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), dificultará  a recuperação da economia brasileira, alerta a Confederação Nacional da Indústria (CNI) 

Os juros altos penalizam a atividade produtiva, porque encarecem o capital de giro das empresas, inibem os investimentos e desestimulam o consumo das famílias, contribuindo para agravar ainda mais o quadro de retração da atividade industrial. 

Na avaliação da CNI, o Banco Central deveria considerar a forte desaceleração da economia, a queda no emprego e os efeitos do ajuste fiscal nas políticas de controle à inflação. A indústria destaca que o esforço fiscal do governo é importante para a recuperação da confiança dos empresários e para diminuir a necessidade de novos aumentos dos juros. A combinação das políticas fiscal e monetária aliviaria o custo do ajuste para as empresas e os consumidores e permitiria a retomada gradual da produção. 

Relacionadas

Leia mais

Manutenção dos juros baixos depende do ajuste das contas públicas, alerta CNI
CNI diz a diplomatas de 80 países que inflação e juros baixos vão ampliar oportunidades no Brasil

Comentários