Indústria automotiva e de transporte

Atualmente, Brasil é o 7º maior produtor mundial de veículos

Com mais de 3,4 milhões de unidades produzidas anualmente, o Brasil é o 7º maior produtor mundial de veículos e o quarto maior consumidor do mundo, segundo dados de 2012 da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Desde 2006, a produção automotiva no Brasil ultrapassou 2 milhões de unidades por ano e vem crescendo ininterruptamente, alcançando 3,3 milhões de unidades em 2012. O setor automotivo foi responsável por aproximadamente 19% do PIB brasileiro em 2012, segundo o IBGE.

A indústria automotiva brasileira possui complexos industriais distribuídos em oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro. No total há 57 fábricas, responsáveis pelo recorde de produção de veículos em 2012, além de 81,5 mil máquinas agrícolas.

Programa Inovar Auto - Diversos fatores contribuem para o sucesso brasileiro neste setor, como o enorme mercado consumidor (ainda em ascensão), mão-de-obra qualificada, base robusta de fornecedores ao longo da cadeia de valor e incentivos fiscais. Dentre estes, destaca-se o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto).

Criado pelo Governo Federal com o objetivo de estimular o investimento na indústria automobilística nacional, o programa levantará, até 2015, mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor.

A iniciativa prevê um desconto de até 30 pontos porcentuais no IPI para automóveis produzidos e vendidos no País; para ter direito ao incentivo, no entanto, os interessados devem cumprir uma série de contrapartidas, que vão aumentar gradualmente a partir do início do programa.

Para maiores informações sobre ou setor ou auxílio durante o processo de seleção de locais para investimento contate-nos.

Relacionadas

Leia mais

SENAI promove tecnologia automotiva de ponta no Brasil
Inovação é a chave para indústria automobilística avançar na agenda de sustentabilidade
CNI promove seminário para debater papel do etanol em novo regime automotivo

Comentários