Faturamento e horas trabalhadas na produção crescem 1,6%, informa CNI

Indicadores Industriais mostram que a atividade no setor está se recuperando. Mesmo assim, a massa real de salários e o rendimento médio do trabalhador caíram em fevereiro

Os indicadores vinculados à produção da indústria melhoraram em fevereiro. As horas trabalhadas na produção cresceram 1,6%, o faturamento também aumentou 1,6% em fevereiro na comparação com janeiro, na série livre de influências sazonais. No mesmo período, a utilização da capacidade instalada cresceu 0,1 ponto percentual e ficou em 78%, informam os Indicadores Industriais divulgados nesta terça-feira (2) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Com o quarto aumento consecutivo, as horas trabalhadas na produção em fevereiro deste ano estão 3% acima do registrado em fevereiro de 2018. Mas, na comparação com fevereiro do ano passado, o faturamento teve queda de 1,2%, e a utilização da capacidade instalada é 0,3 ponto percentual menor do que a registrada no mesmo mês de 2018.

Na avaliação da CNI, os dados mostram que a atividade industrial está se recuperando. “A recuperação da atividade industrial dos últimos meses, evidenciada pelo aumento das horas trabalhadas na produção nos últimos meses, chama a atenção. Ressalte-se, contudo, que o faturamento e o emprego não mostram o mesmo desempenho. Quando o emprego e o faturamento voltarem a mostrar tendência de alta, aumentará também consumo e o investimento, o que impulsionará uma aceleração maior da atividade como um todo”, afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo.

De acordo com a pesquisa, os indicadores vinculados ao mercado de trabalho recuaram em fevereiro. O emprego caiu 0,1%, a massa real de salários diminuiu 0,7% e o rendimento médio real dos trabalhadores recuou 0,7% em fevereiro frente a janeiro, na série livre de influências sazonais. Na comparação com fevereiro de 2018, o emprego apresenta queda de 0,1%.  “A massa salarial paga em fevereiro de 2019 é 3% inferior à do mesmo mês de 2018”, informa a CNI. O rendimento médio do trabalhador é 2,9% menor do que o do mesmo mês de 2018. 

SAIBA MAIS: Acesse a página de Estatísticas do Portal da Indústria e confira a íntegra dos Indicadores Industriais.

Relacionadas

Leia mais

Confiança dos empresários da indústria da construção cai pelo segundo mês consecutivo, diz CNI
Confiança do empresário cai 2,6 pontos em março, informa CNI
Um terço da indústria brasileira usa mais de dez técnicas de produção enxuta, informa CNI

Comentários