Dia da Indústria, na CNI, terá palestra de Luís Roberto Barroso sobre IA, anúncio de novos recursos para o Mover e painel com Geraldo Alckmin

Evento reunirá autoridades e empresários industriais na próxima segunda-feira (26). Nova chamada do Programa Mover destinará mais recursos para projetos na indústria automotiva

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza na próxima segunda-feira (26/5), a partir das 14h, um evento de comemoração do Dia da Indústria, em Brasília. A programação terá palestra magna do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; anúncio de nova chamada do Programa Mover e painel sobre política industrial e o contexto geopolítico, com a participação do vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e do advogado-geral da União, Jorge Messias.

A palestra do ministro Luís Roberto Barroso se dará em torno da regulamentação da inteligência artificial (IA) no país, sob a perspectiva jurídica e seus impactos para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Na sequência, o evento contará com o anúncio de recursos para nova chamada do Programa Mover, de fomento ao setor automotivo, por meio de parceria entre o MDIC, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O programa também será tema de painel, com participação do presidente da CNI, Ricardo Alban; da diretora de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do MDIC, Margarete Gandini; da diretora Tributária de Comércio Exterior da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Andrea Serra; do diretor de Inovação do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Maurício Muramoto; da diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Luciana Giles; do presidente da Embrapii, Álvaro Prata; e do diretor geral do SENAI, Gustavo Leal.

O painel seguinte abordará o papel da política industrial em um novo contexto geopolítico, do qual participam Geraldo Alckmin; o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; a secretária-Geral das Relações Exteriores do Itamaraty, Maria Laura da Rocha; o vice-presidente da Siemens Energy e coordenador da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), André Clark Juliano; o vice-presidente da CNI e presidente da Fibrasa, Léo de Castro; e o senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

Para encerrar o evento, haverá a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial, que reconhece a contribuição de empresários e autoridades ao desenvolvimento da indústria.

AVISO DE CREDENCIAMENTO - Os jornalistas interessados em cobrir o evento presencialmente devem enviar e-mail com o título “Pedido de credenciamento – Dia da Indústria” para imprensa@cni.com.br.

Programação

  • 13h30 | Recepção dos convidados
  • 14h | Abertura, com presidente da CNI, Ricardo Alban
  • 14h15 | Palestra magna: Inteligência Artificial e Desenvolvimento Nacional com o ministro Luís Roberto Barroso (STF)
  • 15h | Programa MOVER: resultados, impactos e lançamento de chamada de projetos
  • 16h | Painel: O papel da política industrial no novo cenário global
  • 17h | Cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial

Relacionadas

Leia mais

Desafios do cenário internacional são grandes oportunidades  para a indústria, diz Rui Costa
Intenção de investimento dos empresários da indústria cai para o menor nível desde novembro de 2023, revela CNI

Comentários