Confiança do empresário volta a cair e é insuficiente para impulsionar investimentos, informa CNI

Pesquisa mostra que queda de 1,8 ponto no ICEI de junho é resultado da redução do otimismo dos industriais em relação ao desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses

Depois de quatro meses de estabilidade, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu para 51,9 pontos em junho. A queda de 1,8 ponto em relação a maio indica que o país ainda enfrenta dificuldades para superar a crise. Embora esteja 6,2 pontos acima do registrado em junho do ano passado, a confiança do empresário continua abaixo da média histórica de 54 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes. A CNI observa, no entanto, que o índice de junho é insuficiente para estimular o investimento industrial. "Com a queda de junho, a confiança fica ainda mais distante do nível necessário para a recuperação da economia", afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo. Ouça:

A confiança é maior nas grandes empresas, segmento em que o ICEI alcançou 54,1 pontos. Nas pequenas empresas, o indicador ficou em 48,8 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo.

De acordo com a pesquisa, a queda no indicador é resultado da redução do otimismo dos empresários em relação à situação da economia brasileira e das empresas nos próximos seis meses. O indicador de expectativas caiu de 57,4 pontos em maio para 54,9 pontos em junho. O indicador que revela a percepção dos industriais sobre a situação atual das empresas e da economia ficou estável, em 46 pontos.

Essa edição da pesquisa foi feita entre 1º e 12 de junho, com 2.958 empresas. Dessas, 1.173 são pequenas, 1.112 são médias e 673 são de grande porte. O ICEI antecipa tendências de produção e de investimento. Empresários confiantes acreditam no aumento do consumo e da produção, voltam a contratar a fazer investimentos. Com isso, a economia retoma o crescimento.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para conhecer todos os detalhes da pesquisa.
 

Relacionadas

Leia mais

Confiança do consumidor está 7,4% abaixo da média histórica, informa pesquisa da CNI
7 razões para você não perder o 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
Produção na indústria aumenta, mas emprego continua em queda

Comentários