Confiança do consumidor registra alta em outubro

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) vem alternando variações positivas e negativas nos últimos meses. Em outubro, registrou aumento de 2,7% em relação a setembro

A confiança do consumidor registrou alta em outubro na comparação com setembro. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado nesta segunda-feira (30) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), alcançou a marca de 101,2 pontos, o que representa uma expansão de 2,7% em relação ao mês anterior. O indicador, no entanto, vem alternando variações positivas e negativas nos últimos meses, sem trajetória definida.

O aumento de 2,7% reverte parcialmente a queda verificada em setembro, de 3,1%. Apesar da alta de outubro, o índice encontra-se 6,6% abaixo de sua média histórica. Os números mostram variações positivas em relação a setembro na maior parte dos componentes do INEC, como os índices de expectativa de desemprego e de inflação, que registraram aumento de 11,5% e 7,3%, respectivamente.

“Os índices refletem uma redução do percentual de consumidores esperando aumento do desemprego e da inflação nos próximos meses”, destaca o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Entre os seis componentes do INEC apenas dois registraram queda em outubro em relação ao mês anterior: O índice de situação financeira, com recuo de 2,1%, o que indica piora das finanças das famílias; e o de expectativa de compra de bens de maior valor, com baixa de 0,6%, o que aponta menor demanda para esses produtos.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) para conhecer todos os detalhes do estudo.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Minuto da Indústria mostra que as demissões na indústria estão perto do fim
Sucesso nos leilões de áreas de petróleo do pré-sal fortalece a economia do país, avalia CNI
9 serviços do SESI para a indústria da construção

Comentários